Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4/5 - (21 votes)

Auxílio Brasil: Entidades pedem fim de MP que concede consignado

Entidades de defesa do consumidor argumentaram que a ampliação do consignado poderia piorar a situação dos mais vulneráveis

Um grupo de entidades de defesa do consumidor enviou um pedido oficial ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Eles pedem que o chefe do executivo vete a Medida Provisória 1.106/22 (MP 1.106/22). Trata-se do texto que muda as condições do consignado e libera a possibilidade de crédito para os usuários do Auxílio Brasil.

Entre outros pontos, o texto da MP prevê um aumento definitivo na margem consignável para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, o texto também libera o crédito para as pessoas que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Auxílio Brasil do Governo Federal.

“Conceder desenfreados empréstimos consignados para um público que recebe um benefício para lhe retirar da zona de miserabilidade é permitir a barbárie comparada aos tempos feudais, o que, em nosso país, coloca os limites da dignidade da pessoa humana à prova a todo instante”, diz o pedido enviado ao presidente.

“Como se vê, os destinatários da medida são, primordialmente, os aposentados, pessoas com deficiência física e intelectual e, até mesmo, cidadãos analfabetos e semianalfabetos, os quais não conseguem se inserir no mercado de trabalho e são amparados pelos benefícios de assistência social – enquadrados no grupo de pessoas hipervulneráveis”, segue o ofício.

“O aumento da margem consignada para os beneficiários do Regime Geral da Previdência Social para 45% e a ampliação para o público que recebe BPC e os programas federais de transferência de renda, viola o princípio da dignidade da pessoa humana. Tal princípio se refere à garantia das necessidades vitais de cada indivíduo, ou seja, um valor intrínseco como um todo”, completa.

As dívidas

O grupo de entidades afirma que, ao conceder a possibilidade de consignado para os usuários do Auxílio Brasil, o Governo Federal poderia estar contribuindo para que as dívidas dos cidadãos cresçam ainda mais nos próximos meses.

Ao pedir um consignado, o usuário recebe um dinheiro de uma só vez, mas passa a ter que quitar a dívida na forma de descontos no benefício de até 40% nos meses seguintes. Quando novas despesas chegarem, o cidadão estará recebendo menos do que o normal.

Vale lembrar que a regra atual do Auxílio Brasil impede que um cidadão receba menos do que R$ 400 por mês. Contudo, o indivíduo que solicitar o consignado do programa poderia receber menos do que este patamar até conseguir pagar a sua dívida por completo.

Consignado do Auxílio Brasil

Vale lembrar que o Governo nega que a intenção de abrir o consignado para este novo público seja aumentar as dívidas dos mais humildes. O Planalto afirma que a abertura ajudará as pessoas que precisam pegar um saldo maior agora.

De todo modo, é importante lembrar que a MP que amplia o consignado para os usuários do Auxílio já foi assinada. Além disso, ela também já passou pela aprovação na Câmara dos Deputados e também no Senado Federal.

Segundo as informações oficiais, resta apenas a regulamentação por parte do Ministério da Cidadania, para que o crédito comece a ser liberado. Os principais bancos do país afirmam que aguardam esta regulamentação para começar a oferecer o empréstimo.

4/5 - (21 votes)
28 Comentários
  1. Murilo Diz

    Eu acho que o presidente ja era pra ter assinado a muito tempo não sei pq a demora estamos anciosos pra pegar o valor do emprestimo pra poder ampliar o meu negocio

  2. Francileuda lima Diz

    Quem tá pedindo o fim da MP tá com o bolso forrado, se fosse pra ele o empréstimo tava tudo bem, mais como é prós mais pobres não pode,vc não tá preocupado com ninguém só tá querendo ver agente na …….

  3. Gilson Diz

    Sempre os mesmos, só querem atrapalhar cambada assine logo presidente Bolsonaro você nunca deu ouvidos e não vai ser agora,fiz planos ,vender brigadeiros na rua de porta em porta cambada

  4. Elma silva Diz

    Poxa porfavor eu tambem espero por esse dinheiro eu ja fiz todo o procedimento ,e na verdade nem todo mundo vai fazer esse emprestimo ,entao faz quem quizer nao e obrigado a ninguém fazer ,entao pessoal vamos aguarda a resposto do nosso presidente .

  5. Carlos Siqueira Diz

    entidade o caramba
    vao cata coquinho seus merdas
    faz emprestimo quem quiser
    ninguem e crianca nao

  6. Glaucia Diz

    Já que liberaram o empréstimo do consignado Para os beneficiários do BPC, deveria tbm liberar para o procurador ” que no caso são de crianças menores” meu filho mesmo é menor eu eu não posso fazer moro em 2 cômodos e queria fazer um quartinho para ele com todas as atividade que ele necessita, mas não posso fazer pq sou procuradora dele..

  7. Arlete Diz

    Eu também estou esperando, quero limpar meu nome na praça, e envestir, nos meus doces

  8. Everlane Diz

    É tbm acho q muitos iram empreender esse valor ,e não iram se prejudicar pelo contrário será uma ótima ajuda para aqueles q querem abrir um negócio,uma venda!!

  9. Nathalia Beatriz Diz

    Queremos a liberação do consignado sim. Eu por exemplo vou vender doces e bolos no quintal da minha casa esse dinheiro será um investimento p isso

  10. c.n Diz

    Interessante porquer essas entidade nao vao atraz de baixar os preços dos alimentados e outras coisas como intever em milhões tirado do povo para dar ais políticos tanta coisa pra eles se preocupar com o consumidor a tabela do IRPF sem correcao para o ano quem ganha um salario mínimo já vai pagar cadê vices que dizem defender o consumidor vão procurar o quer fazerem.

  11. Agnbispo Diz

    Deixa de conversa e libera isso logo que a fila dos cobrador só aumenta aqui em casa! Daqui a pouco é eles protestando para liberar logo pra vê se conseguem recebe.😂😂

  12. Alexandre Diz

    Só pode ser uma entidade de demônios, estamos esperando esse empréstimo faz tempo essas entidades ñ têm o q fazer ñ é

  13. Crecia Diz

    Poxa muita sacanagem isso eu como muitos estão ansiosos para pegar o empréstimo
    A gente fazendo tantos planos para agora da nisso
    Muito obrigado presidente eu como muitos que estão revoltado vai lembrar no dia das eleições 😔

  14. Carlos Diz

    Não importa se vai receber menos benefício oque importante e que vários pessoas vai conseguir abrir negócio e outra pega quem quiser ajudar eles não que agora essas instituições querem vetar isso e um absurdo assina logo presidente

  15. Elicassia Diz

    Muitas pessoas com esperança nesse dinheiro para aumentar a renda e agora sai uma notícia dessa.

  16. Monique Diz

    O povo que pegar o imprestimo do auxílio Brasil é pra investir com certeza pior que tem gente ruim contra o pobre sempre sofre com gente que só pensa no seu próprio umbigo não sabe o que é pobreza e vai se descontado direto não vai dá prejuízos à ninguém

  17. Márcia Diz

    Acho isso uma total hipocrisia! Ninguém lembra que nós mães, na sua maioria solo) tivemos que largar emprego pra se dedicar 100% aos nossos filhos? É hipocrisia dizer que quer defender os vulneráveis a partir do momento que o BPC acaba por sustentar a família do especial. Nós mães solo do BPC não temos direito a nada nem Auxílio Brasil e também temos que manter nossa higiene, comida e vestimenta…somos de forma cruel e humilhante sustentadas por nossos filhos…. E eles não tem nem 13° nem o vale gás que está na lei! O BPC não supre nem as necessidades deles…. Meu Deus isso tudo é degradante… Sinceramente quem opina sobre isso com certeza não passa.

  18. Elisangela Diz

    Nao sei pq o presidente nao sansiona logo estamos precisando desse dinheiro ja mim dando e raiva ja desse presidente.

  19. Acacio Diz

    E quem essas pessoas que pedem ao presidente pra vetar a mp 1106 acham que são, elas perguntaram se as pessoas beneficiadas por essa MP querem o veto, não só o público do auxílio Brasil como, aposentados, pensionistas, loas, servidores públicos civis e militares aguardam ansiosos pela assinatura na íntegra dessa MP, Essas entidades que dizem defender o consumidor querem é fugir da responsabilidade de defender o público em caso de abuso de bancos e empresas de crédito, essas entidades deveriam é usarem seus tempos livres pra trabalharem para o povo e não contra ele.

  20. Jonai Diz

    Pra mim sao entidades que tem que ir pro inferno, pois quando pinta uma oportunidade da pessoa pegar um emprestimo que vai ajudar muito, ai aparece esses merdas pra baguncar o coreto

  21. Marcia Diz

    Entidades que nem nomes aqui aparecem e independentemente disso eu não acredito nessas entidades…quando eu recebia 120, com três de menores e sendo a única provedora, não apareceu nenhuma delas para dizer que esse valor era pouco para uma família que ainda paga aluguel.
    Eu quero sim pq quero colocar em casa açaí, sorvete e picolés para vender em casa e para entregar aqui no bairro.

  22. Renilson Diz

    Essas entidades que tão falando merda são tudo ricos e não tão nem aí pro pobre não der ouvido não presidente esse tipo de gente quer lhe derrubar, se o senhor vetar esse empréstimo o senhor vai tá ventando sonhos de milhões de pessoas. Fica a dica.

  23. Mariana Diz

    Entidades que estão com os bolsos cheios enquanto o povo está com o estômago vazio.

  24. Jéssica Diz

    Eu acho q essas entidades não sabem se quer a necessidade do povo
    Quem irá pegar esse empréstimo sabe muito bem q parte da renda será comprometida, então eu acho q muita gente quer investir em um próprio negócio para sobreviver até pq se não o fizer 400 reais não dá pra uma pessoa manter uma família durante todo o mês então essas pessoas estão buscando algo para aumentar ou complementar uma renda.

  25. Beatriz Rocha Diz

    Entidades essas que em nada representa meus interesses. Todos sabemos os juros, e sabemos que teremos a renda comprometida. E precisamos de acesso ao crédito pra iniciar um pequeno negócio, e assim ter renda extra. Acredito que quem vai pegar o dinheiro pra gastar a toa tbm sabe q vai ter q pagar

  26. Ana Cristina Diz

    Eu acho interessante, porque não defenderam o aumento. Agora querem que não liberem o consignado. As pessoas estão esperando por essa liberação a maos de mês já. Seria injusto pessoas já fizeram planos, tem gente que vai resolver muita coisa com esse dinheiro, como vai ter endividamento se é um consignado descontado diretamente do benefício?? Sem lógica!!!

  27. Luiz França Diz

    Entidades que em nada representam os interesses dos mais necessitados, formadas por meias dúzias de sangue sugas que se locupletam com altos ganhos, sempre prontos a tirar proveitos nas oportunidades em mídias. Senão vejamos: Com que direito e em que base concreta dizem que os beneficiários irão gastar os valores do empréstimos em nada, quando muitos estão querendo e necessitados para investir em algum pequeno negócios caseiros para sobreviver ou mesmo que seja, pagar dívidas. Fizeram alguma pesquisa direta com os interessados para saber qual a opinião ou necessidade de cada um ?. Ora senhores ” entidades”, VÃO LAMBER SABÃO, e parem de ser canalhas e hipócritas , e deixem o pobre viver e ter , nem que seja uma vez na vida , a oportunidade de ser feliz .

  28. Dandhara Diz

    Sabe oque eu acho primeiramente pega quem quer ,Nem todos irão pegar esse emprestimo então quem for pegar vai ser para algum investimento que vai ter um bom resultado até e outra agente pega esses 400 a tão pouco tempo antes tinha gente recebendo até 78 reais por exemplo como eu ,essas pessoas que estão contra não sabem oque é estar na pobreza ne o pior eles fizeram que é liberar para quem era do auxílio emergencial que nao tem como pagar agente pelo menos vai ter esse dinheiro para pagar o auxílio Brasil está nos dando a oportunidade de um empreendimento eu por exemplo com esse dinheiro irei vender açaí na minha casa então precisamos sim que o presidente assine logo essa medida ! Boa sorte a todos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.