Quer se APOSENTAR em 2024? Veja as novas regras no país

Milhares de trabalhadores querem se aposentar em 2024, mas é preciso ficar atento às novas regras do direito trabalhista. Com a chegada de mais um ano, alguns pontos passaram por mudanças significativas, e os novos requisitos de aposentadoria, que já estão em vigor no país, não vão agradar boa parte das pessoas.

Em 2024, os dispositivos legais para que os brasileiros se aposentem ficaram mais rígidos. Por isso, caso você esteja planejando se aposentar neste ano, fique por dentro de todas as mudanças realizadas. Leia o texto até o fim e confira o que fazer para tornar esse processo menos complicado.

Em resumo, a aposentadoria é o sonho de milhares de brasileiros que passaram décadas trabalhando e só desejam descansar. Mais do que isso, aposentar-se é um dos principais direitos trabalhistas garantidos no país, mas apenas para aqueles que atenderem os requisitos definidos.

Uma das regras se refere à idade para dar entrada nesse direito, e muitas pessoas se perguntam com que idade poderão se aposentar. O problema é que a resposta não é tão simples assim, porque isso depende de diversos fatores.

Para que as pessoas possam descansar e ter uma remuneração certa todos os meses, sem precisar trabalhar, é necessário ter um planejamento. Isso ficou ainda mais importante com as recentes mudanças envolvendo a aposentadoria no Brasil.

Veja como se aposentar no Brasil

Em suma, os interessados em se aposentar no Brasil podem conseguir isso de duas maneiras: por tempo de contribuição e por idade. Aliás, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) modificou recentemente as idades, ou seja, é necessário ficar atento a estas mudanças.

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: estabelece uma idade mínima diferente para os trabalhadores. Assim, as pessoas que sonham em parar de trabalhar poderão ter a segurança financeira antes mesmo do que esperava. No entanto, cada caso é diferente, e uma pessoa com 61 anos, por exemplo, pode se aposentar, mas outro cidadão com 64 anos pode não conseguir. Isso acontece devido ao tempo de contribuição de cada pessoa.
  • Aposentadoria por idade: esta modalidade de aposentadoria define uma idade mínima para que homens e mulheres tenham direito a se aposentar, ou seja, o direito trabalhista só fica disponível a partir de determinada idade. Entretanto, esse direito também só é possível se houver conjunção com o tempo que cada pessoa contribuiu junto ao INSS.

De todo modo, milhares de trabalhadores do país contam os dias para a chegada da aposentadoria. Contudo, para receber os pagamentos mensais do INSS, a pessoa deverá ter realizado contribuições periódicas ao instituto, durante o período em que trabalhou. Portanto, só terá direito à aposentadoria quem tiver contribuído com o INSS durante a atividade laboral.

Trabalhadores podem se aposentar no Brasil por tempo de contribuição ou por idade
Trabalhadores podem se aposentar no Brasil por tempo de contribuição ou por idade. Imagem: Divulgação.

Qual a idade mínima para se aposentar em 2024?

A Reforma da Previdência de 2019 promoveu mudanças em diversos pontos relacionados à aposentadoria há alguns anos. Determinadas mudanças se referiram ao tempo de contribuição, enquanto outras à idade mínima para se aposentar.

Para 2024, as pessoas que desejam se aposentar por idade devem atender os seguintes requisitos:

  • Mulheres: devem ter 62 anos + 15 anos de contribuição (180 meses);
  • Homens: devem ter 65 anos + 20 anos de contribuição (240 meses).

Na prática, os trabalhadores devem comprovar que realizaram 180 ou 240 contribuições ao INSS, a depender do gênero. Esse período se refere a 15 e 20 anos de contribuição, respectivamente. Caso a pessoa comprove que possui a idade mínima e que contribuiu pelo tempo definido, poderá se aposentar.

Entretanto, esses requisitos se referem apenas às pessoas que começaram a contribuir para a previdência depois da reforma (13/11/2019). Quem já contribuía antes da reforma segue as regras de transição pode se aposentar por idade quando tiver 62 anos (mulher) ou 65 anos (homem) e tiver contribuído ao INSS por 180 meses.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Como visto anteriormente, os homens e as mulheres devem ter idades específicas para se aposentarem. No entanto, isso se refere à aposentadoria por idade.

Quando a pessoa deseja se aposentar por tempo de contribuição, as coisas mudam, pois os trabalhadores podem solicitar a aposentadoria antes de atingirem as idades definidas pelo INSS.

Para ter direito à aposentadoria antecipada, os trabalhadores devem cumprir os seguintes requisitos estabelecidos pela Previdência Social:

  • Contribuir para o INSS por, no mínimo, 30 anos (mulher) ou 35 anos (homem);
  • Comprovar tempo de trabalho na carteira de trabalho ou em outros documentos que comprovem o vínculo trabalhista;
  • Ter idade mínima de 58 anos e 6 meses (mulher) ou 63 anos e 6 meses (homem).

Por isso, caso você seja uma mulher que já contribuiu por 30 anos ou um homem cujo tempo de contribuição chegou a 35 anos, fique atento, pois você pode solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, mesmo que não tenha a idade mínima de 62 ou 65 anos, respectivamente.

Veja as mudanças para os próximos anos

A Reforma da Previdência de 2019 estabeleceu mudanças progressivas ao longo dos anos, e isso acontecerá até 2031. Em suma, a idade mínima será elevada em seis meses a cada ano, tanto para os homens quanto para as mulheres, até atingir o limite definido pela Reforma da Previdência.

Por exemplo, a idade mínima para que as mulheres se aposentem por tempo de contribuição em 2023 era de 58 anos, enquanto a dos homens era de 63 anos. Entretanto, essas idades irão mudar ao longo dos próximos anos.

Veja abaixo a idade mínima para as mulheres se aposentarem no Brasil:

  • 2023: 58 anos;
  • 2024: 58 anos e 6 meses;
  • 2025: 59 anos;
  • 2026: 59 anos e 6 meses;
  • 2027: 60 anos;
  • 2028: 60 anos e 6 meses;
  • 2029: 61 anos;
  • 2030: 61 anos e 6 meses;
  • 2031: 62 anos.

No caso dos homens, a progressão da idade mínima irá durar menos tempo, já que eles alcançarão o limite mais rapidamente que as mulheres. Veja abaixo as idades:

  • 2023: 63 anos;
  • 2024: 63 anos e 6 meses;
  • 2025: 64 anos;
  • 2026: 64 anos e 6 meses;
  • 2027: 65 anos.

Em 2027, a idade mínima dos homens será de 65 anos, valor limite para o gênero. Por isso que, nos anos seguintes, não haverá mudança na idade, como acontecerá com as mulheres.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.