Quem tem Auxílio suspenso, deve continuar seguindo exigências. Entenda

De acordo com o Governo Federal, mesmo as pessoas que tiveram suspensão no Auxílio Brasil precisam seguir com as exigências

Passou por uma suspensão no recebimento do Auxílio Brasil? Saiba que mesmo sem receber o benefício, é importante seguir cumprindo as exigências básicas do programa. Segundo informações do Ministério da Cidadania, isso pode fazer toda a diferença para que o cidadão retome os seus repasses no projeto.

Nos últimos meses, alguns usuários do Auxílio Brasil relataram uma série de suspensões no benefício. Suspensão não significa bloqueio. Trata-se apenas de uma pausa nos pagamentos do programa. Casos assim são comuns sobretudo entre as pessoas que estão recebendo o Seguro Defeso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Governo Federal explica que é impossível receber as duas quantias de uma só vez. Por isso, enquanto o cidadão recebe o Seguro Defeso do INSS, ele passa a ter uma suspensão temporária do Auxílio Brasil. Da mesma forma, o indivíduo voltará para o programa assim que os pagamentos do Seguro Defeso chegarem ao fim.

Entretanto, neste meio tempo o cidadão precisa atentar para as exigências do projeto. Em alguns casos, o indivíduo que recebe a suspensão acaba acreditando que não voltará mais aos recebimentos. Assim, ele pode deixar de prestar atenção nas regras do benefício. E aí ele passa a correr mais riscos de perder o direito.

Mas quais seriam as exigências? De acordo com o Ministério da Cidadania, as regras seguem as mesmas. As crianças que fazem parte da família precisam manter uma determinada frequência escolar. Também há exigências para que familiares mantenham o calendário vacinal e para que gestantes realizem os exames pré-natal, por exemplo.

O que pode causar um bloqueio

Como dito, suspensão e bloqueio são situações distintas. A suspensão prevê que os pagamentos do Auxílio Brasil estão passando apenas por uma pausa programática. O objetivo é que os repasses sejam retomados logo depois.

O bloqueio possui um caráter mais complexo. Ele acontece nas contas dos usuários e, em tese, não apontam para nenhum retorno dos pagamentos. Assim, o cidadão não deve voltar a receber o montante em nenhum outro momento.

Segundo informações do Ministério da Cidadania, o bloqueio normalmente acontece por suspeitas de fraudes ou mesmo por uma simples inconsistência nas informações oficiais que estão disponíveis nos bancos de dados atuais.

Auxílio Brasil

O Governo Federal retomou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda na última semana. No último dia 14 de abril, os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando 1 puderam pegar a quantia.

Nesta segunda-feira (18), os repasses estão acontecendo para os usuários que possuem o NIS final 2. No decorrer desta semana, outros três grupos poderão começar a pegar o dinheiro do benefício.

Para consultar as informações da sua conta, o cidadão pode verificar os dados básicos através do app oficial do próprio Auxílio Brasil. Por lá, o indivíduo poderá saber se receberá a quantia e qual é o saldo disponível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.