Quem são os 2,4 milhões que entrarão para o Auxílio Brasil em dezembro

De acordo com o Governo Federal, algo em torno de 2,4 milhões de pessoas entrarão para o Auxílio Brasil a partir de dezembro

O Governo Federal começou oficialmente os pagamentos do novo Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, o benefício em questão deve chegar na casa de algo em torno de 14,5 milhões de pessoas. Nesta quarta-feira (17), recebem aqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

De acordo com as informações oficiais, neste primeiro momento apenas os usuários que já faziam parte do Bolsa Família em outubro é que passarão a receber o novo benefício. Isso quer dizer portanto que para este primeiro repasse, nenhum usuário novato vai entrar nos pagamentos do novo programa.

O plano do Governo Federal é abrir vagas para os novos beneficiários somente a partir do próximo mês de dezembro, ou seja, no segundo repasse. A expectativa é que cerca de 2,4 milhões de pessoas entrem no benefício em questão. Agora falta saber quem são esses brasileiros que irão entrar no projeto.

O Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo programa, respondeu esse questionamento. De acordo com eles, o Governo vai selecionar brasileiros que estejam dentro do Cadúnico. Para quem não sabe, essa é a lista do poder executivo que reúne o nome de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, esses 2,4 milhões de brasileiros precisarão estar dentro da linha de extrema-pobreza, isto é, precisam receber até R$ 100 de maneira per capita por mês. Também serão selecionados aqueles que estão em situação de pobreza, recebendo ate R$ 200 de maneira per capita, desde que morem com pelo menos uma gestante, ou um indivíduo com menos de 21 anos completos.

Nem todo mundo vai entrar

A má notícia para muita gente neste momento é que nem todo mundo vai poder entrar no novo Auxílio Brasil. E isso acontece por um motivo simples de entender: é que não vai ter vaga para todo mundo que precisa.

Mesmo que a PEC dos Precatórios seja aprovada pelo Senado, o Governo Federal vai pagar o Auxílio Brasil apenas para cerca de 17 milhões de pessoas. Estima-se que muitos brasileiros estão passando fome neste momento.

Então algumas pessoas que estão no Cadúnico e que atendem a todas as regras de entrada no Auxílio Brasil não conseguirão entrar no programa simplesmente porque as vagas não são suficientes para todos.

Fila de espera do Auxílio Brasil

E o que vai acontecer com essas pessoas? De acordo com as informações oficiais, esses brasileiros irão para uma espécie de lista de espera. Na prática, eles vão ficar aguardando para que abram novas vagas e eles consigam entrar no programa.

Como se sabe, o Auxílio Brasil vai ser um projeto volátil. Então todos os meses, a expectativa é que usuários irão entrar e sair do programa. Era justamente assim que funcionava com o Bolsa Família.

Só que, como dito, tudo isso ainda está no campo da suposição. Mesmo depois do início dos pagamentos do Auxílio Brasil, o Governo Federal ainda não definiu uma série de pontos sobre o novo programa, de modo que ainda não dá para saber ao certo o que vai acontecer com ele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.