SP: Escola aposta em Yoga e Meditação para melhorar qualidade de vida de professores e alunos

O Yoga é uma prática originária da Índia, que surgiu há mais de 5000 mil anos. Entretanto, na América do Sul, o Yoga só chega por volta de 1920, na Argentina e posteriormente chega ao Brasil. 

Embora a meditação e o yoga sejam “novos” no ocidente, seus amplos benefícios levam a ser cada vez mais adotadas, como é o caso da escola Teia Multicultural, em São Paulo.

Segundo o diretor executivo do Asas Educação e diretor administrativo e sócio da Teia Multicultural, Lucas de Briquez, essa prática trabalha o funcionamento da mente e do corpo, de modo que o foco aumenta, assim como é equilibrado o controle das emoções. 

“O funcionamento dos batimentos cardíacos e pulmões também são favorecidos, já que as ‘asanas’ (posições de yoga) melhoram a circulação sanguínea e os batimentos cardíacos”, explica. 

O empresário lembra que a instituição aplica a prática do yoga e da meditação com fins pedagógicos. 

“As sessões são feitas com objetivo de controlar o estresse dos alunos e consequentemente melhorar o foco das crianças, para que dessa forma, seja possível promover um ambiente de ensino mais harmônico”, revela.

Segundo especialistas em educação, a falta de foco e atenção são grandes problemas enfrentados por crianças e adolescentes durante a vida escolar. 

Dessa maneira, as atividades buscam ajudar em questões de foco, aumentar a concentração e consequentemente, beneficiar a saúde mental do aluno. 

“A ansiedade, conhecida como “o mal do século”, se faz ainda mais presente nesse período em que vivemos, enquanto nos recuperamos de traumas e hábitos ruins adquiridos durante a pandemia. As crianças estão entre as principais prejudicadas e a meditação, o mindfulness e a yoga, podem e devem ser utilizadas para que o praticante aprenda a se concentrar no momento presente, minimizando transtornos e possibilitando a autorregulação”, completa.

Professor de yoga comenta iniciativa

Segundo o professor Francisco Kaiut, idealizador do método Kaiut de yoga, é fundamental lembrar os grandes benefícios que essa prática trará aos estudantes.

“O primeiro é em relação ao fenômeno do stress, que não é tão bem compreendido quanto a gente imagina, e os exercícios vão permitir um alívio depois de vivenciar situações tensas. Outro ponto importante é o desenvolvimento da resiliência do sistema nervoso, o que vai permitir um aumento da performance do indivíduo diante das adversidades que aparecerem em sua vida”, afirma o professor.

Kaiut acrescenta que um outro ponto muito importante da prática para as crianças está relacionado ao desenvolvimento cognitivo. 

“A partir de um uso inteligente do corpo, a pessoa também passa a integrar as suas memórias. Com o corpo sendo usado de forma lúdica, isso vai ajudar no futuro que a pessoa tenha toda sua capacidade plena para aprender sempre mais. Isso vai ajudar na formação enquanto criança e adolescente e os frutos serão colhidos futuramente”, completa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da escola Teia Multicultural.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Desemprego: Como lidar com a ansiedade e estresse

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.