Auxílio Emergencial: quem vai sacar benefício ainda nesta semana 17/11

De acordo com informações do calendário oficial do Auxílio Emergencial, mais dois grupos devem poder sacar Auxílio Emergencial nesta semana

O Auxílio Emergencial do Governo Federal chegou oficialmente ao fim no final do último mês de outubro. Mas ainda agora em novembro estão acontecendo as liberações da última parcela do benefício em questão. De acordo com as informações oficiais, pelo menos mais três grupos ainda precisam receber essa liberação.

Nesta quarta-feira (17), por exemplo, foi a vez daqueles informais que nasceram no mês de dezembro. Eles receberam essa sétima parcela do Auxílio Emergencial ainda no último dia 30 de outubro. Só que naquele primeiro momento, eles só estavam podendo usar a quantia de forma digital.

A partir de agora, portanto, eles irão poder ir até a agência e retirar o dinheiro em espécie. Na quinta-feira (18), vai ser a vez dos que nasceram no mês de novembro. E para fechar a semana, na sexta-feira (19) vai ser a hora dos que nasceram em dezembro. Pelo menos é isso o que o calendário oficial do programa está apontando.

Logo depois disso, o Auxílio Emergencial, que foi criado ainda no passado com o objetivo de ajudar os informais, vai encerrar todos os seus calendários. Desde o ano passado, pelo menos 70 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma parcela do programa em questão. Pelo menos é o que os dados oficiais mostram.

Depois de um hiato de três meses sem pagamentos, os repasses voltaram este ano ainda no último mês de abril. Em 2021, o Ministério da Cidadania estima que cerca de 39 milhões de pessoas receberam pelo menos uma parcela do Auxílio Emergencial. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.

Vai ter prorrogação?

Uma das perguntas que, aliás, ainda circulam muito por aí quando o assunto é o Auxílio Emergencial é a questão da prorrogação do benefício. Afinal de contas, o Governo Federal vai esticar os pagamentos desse projeto.

Oficialmente a resposta é não. Em entrevista, aliás, recente para uma rádio do Mato Grosso do Sul, o Presidente Jair Bolsonaro disse que não tem como prorrogar o Auxílio Emergencial. Ele argumentou que o Governo já estava no limite.

Mas informações de bastidores dão conta de que uma ala do Palácio do Planalto ainda está tentando convencer Bolsonaro a mudar de ideia. Como argumento, eles dizem que a economia do país ainda não melhorou.

Auxílio Brasil

O plano A do Governo Federal segue sendo o Auxílio Brasil. O programa que está substituindo o Bolsa Família começou a fazer os seus pagamentos ainda nesta quarta-feira (17) para os que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Ainda neste semana, mais dois grupos devem receber o benefício. Neste primeiro pagamento, o Palácio do Planalto deverá gastar algo em torno de R$3,6 bilhões. Pelo menos é o que se sabe até aqui.

Ao todo, o benefício deve chegar na casa de 14,5 milhões de brasileiros. São os mesmos que estavam recebendo o Bolsa Família até o último mês de outubro. Ninguém mais teve a chance de entrar neste primeiro momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.