Quando o Pix Caminhoneiro será retomado? Veja calendário

Governo já divulgou as datas dos próximos pagamentos do programa Pix Caminhoneiro, que paga R$ 1 mil por trabalhador

O Governo Federal realizou na última terça-feira (9) os pagamentos do programa Pix Caminhoneiro. O projeto tem como objetivo ajudar os motoristas de caminhão que estão passando por dificuldades na compra do combustível. Segundo o calendário oficial de repasses, a próxima liberação acontecerá no dia 24 de setembro.

Entretanto, é importante fazer uma ressalva nesta questão. O Governo não conseguiu pagar o benefício para todas as pessoas que tinham direito ao programa. Assim, eles decidiram abrir uma nova janela de atualização dos dados da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Quem for selecionado nesta segunda fase, obedece datas diferentes.

Veja abaixo como fica a distribuição das datas:

1ª Parcela: 9 de agosto – já pago para 190 mil pessoas;
2ª Parcela: 9 de agosto – já pago para 190 mil pessoas;
1ª Parcela: 6 de setembro – será pago para os selecionados na segunda etapa de seleção;
2ª Parcela: 6 de setembro – será pago para os selecionados na segunda etapa de seleção;
3ª Parcela: 24 de setembro;
4ª Parcela: 22 de outubro;
5ª Parcela: 26 de novembro;
6ª Parcela: 17 de dezembro.

Para fazer parte do Pix Caminhoneiro, o Governo Federal decidiu que é necessário ter uma conta ativa no sistema da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além disso, esta lista precisa estar atualizada com o registro de ao menos um transporte de carga neste ano de 2022. Caso contrário, o cidadão não poderá receber o saldo.

Inicialmente, o Governo Federal chegou a estimar que quase 800 mil trabalhadores de todo o país teriam o direito de receber o benefício. De todo modo, a Dataprev realizou uma espécie de pente fino e cortou o direito de milhares de trabalhadores. No final das contas, apenas pouco mais de 190 mil conseguiram receber o dinheiro de fato até aqui.

Além do Pix

Outro programa social que começou a fazer pagamentos nesta terça-feira (9), foi o Auxílio Brasil. O projeto social começa a ser impactado pelas mudanças da PEC dos Benefícios. As liberações seguem durante esta semana.

Ao contrário do que acontece com o Pix Caminhoneiro, o Governo Federal divide os pagamentos do Auxílio Brasil em diferentes grupos. Os cidadãos devem se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o benefício.

Veja abaixo:
10 de agosto: Usuários com NIS final 2
11 de agosto: Usuários com NIS final 3
12 de agosto: Usuários com NIS final 4
15 de agosto: Usuários com NIS final 5
16 de agosto: Usuários com NIS final 6
17 de agosto: Usuários com NIS final 7
18 de agosto: Usuários com NIS final 8
19 de agosto: Usuários com NIS final 9
22 de agosto: Usuários com NIS final 0

Auxílio-taxista

O Auxílio-taxista foi o único dos programas aprovados dentro da PEC dos Benefícios que ainda não teve os pagamentos iniciados. De acordo com informações do Governo Federal, a ideia é começar os repasses no próximo dia 16.

O Governo explica que ainda está realizando o processo de seleção das pessoas que poderão fazer parte do benefício social. Abaixo, você pode conferir as datas das liberações não apenas do mês de agosto, mas também de todos os meses até o final do ano.

1ª Parcela: 16 de agosto
2ª Parcela: 16 de agosto
3ª Parcela: 24 de setembro
4ª Parcela: 22 de outubro
5ª Parcela: 26 de novembro
6ª Parcela: 17 de dezembro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.