Quais são os hábitos não saudáveis?

São inúmeros hábitos não saudáveis que as pessoas colocam em prática todos os dias. Alguns, podem até parecer inofensivos, mas no longo prazo podem ser bem prejudiciais.

Por isso, neste conteúdo apresentamos 11 hábitos que você deve analisar e reduzir em sua rotina diária. Acompanhe-nos.

Quais são os hábitos não saudáveis?

Antes de qualquer coisa, analise os seus hábitos diários. Tente verificar quais deles podem fazer mal para a sua saúde física ou mental. Quanto mais você analisar isso diariamente, melhor poderá ser a sua qualidade de vida.

Mas, se você ainda não sabe por onde começar essa análise, veja os nossos apontamentos abaixo:

1- Dormir de maneira desregulada

Você pode até dormir cerca de 6 a 8 horas por dia, mas, se for de maneira desregulada, tendencialmente se sentirá mais cansado e menos produtivo. Isso porque o nosso corpo possui um relógio biológico que deve ser respeitado, por meio de uma rotina de sono equilibrada.

2- Comer em excesso ou comer alimentos que fazem mal

Comer sem se dar conta que já está satisfeito e/ou comer alimentos que fazem mal (como processados, gordurosos, etc.) é um dos hábitos não saudáveis mais recorrente.

3- Se automedicar indiscriminadamente

Está se sentindo doente e simplesmente tomou o primeiro remédio que viu no armário? Bem, essa atitude pode ser muito prejudicial à saúde! Especialmente quando se torna recorrente.

4- Fumar ou beber excessivamente

Nem precisamos explicar que estes são hábitos não saudáveis, não é mesmo?

5- Gastar muito tempo nas redes sociais

Ao invés de nutrir a mente com coisas positivas e que lhe fazem bem, você está passando raiva nas redes sociais? Ou, vivendo de uma forma onde analisa qual a melhor maneira de fazer uma foto incrível, ao invés de viver a vida real?

6- Ser sedentário

Problemas cardíacos, sono desregulado, estresse, ansiedade, cansaço mental… Essas são apenas algumas das consequências do sedentarismo.

7- Ignorar as emoções

As emoções estão aí para serem ouvidas. Deixá-las de lado é um dos hábitos não saudáveis que pode prejudicar a qualidade de vida de uma pessoa, uma vez que só ignorar não é o mesmo que superar.

8- Ficar muito tempo na mesma posição (em pé ou sentado)

Se você trabalha sentado, alongue-se ao longo do dia. Se trabalha em pé, de tempos em tempos é bom se sentar. Isso evita problemas na coluna e na circulação.

9- Reclamar demasiadamente é um dos hábitos não saudáveis

Ficar reclamando e enunciando coisas negativas pode minar o seu bem-estar e o de quem está em sua volta.

10- Ouvir música alto demais é um dos hábitos não saudáveis

Nem precisamos dizer que isso pode provocar estresse, ansiedade, problemas auditivos, entre outros.

11- Passar a maior parte do dia utilizando eletrônicos

Você tem trocado a vida real pelos eletrônicos? Cuidado! Isso pode estar atrapalhando a sua vida.

Afinal, se você abre mão de laços com quem você ama, ou ainda, deixa de praticar exercícios e outros hábitos saudáveis, fique atento! Tente sempre equilibrar estes hobbies com uma rotina mais harmoniosa e sem excessos.

Quais desses hábitos não saudáveis você costuma praticar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.