Hábitos: Por que é tão importante seguir uma rotina?

Hábitos são ações que estão ligadas ao estilo de vida de cada pessoa e possuem a capacidade de movê-las.

A criação de uma nova rotina varia muito de acordo com o comportamento, as ocasiões, a pessoa, entre outros fatores. Existem aqueles indivíduos que são mais resistentes aos hábitos, e alguns costumes que são mais difíceis de adquirir.

A partir de agora, você entenderá por que é importante ter uma rotina composta por boas práticas, pessoais e profissionais. Além disso, conhecerá três hábitos que lhe ajudarão a aumentar sua produtividade.

Hábitos podem ser aliados ou inimigos

Agregar hábitos saudáveis no cotidiano vai muito além de fazer atividades físicas ou mudar a alimentação, por mais que esses dois itens sejam muito importantes para o pleno funcionamento do organismo.

De acordo com uma entrevista dada ao portal GNT, a psicóloga e master coach Marcia Belmiro afirma que, ao possuir uma rotina, ficamos menos sujeitos a imprevistos que podem ocorrer ao longo do dia. 

Marcia também disse que a repetição é um meio eficaz de aprendizado. Então, segundo um exemplo dado por ela, se você possui a rotina de malhar todos os dias pela manhã, verá os resultados com o tempo, como a perda de peso e o fortalecimento dos músculos.

Pensando nisso, aqui estão três hábitos poderosos para você aplicar no seu cotidiano e aumentar a sua produtividade, tanto em casa como no trabalho.

1. Tenha consistência 

Esse é o principal hábito que você pode incluir na sua vida. Pequenas mudanças trazem resultados gigantes. 

Uma boa maneira para você se manter consistente é a criação de contratos sociais. Isto é, deixe público o seu empenho em alcançar um certo objetivo. Compartilhe com um amigo, um colega de trabalho ou até nas redes sociais o seu propósito e sua evolução.

Você precisa ter em mente que o ponto-chave não é a criação de hábitos, mas a geração de uma nova identidade. Caso seu objetivo seja se tornar uma pessoa mais produtiva, então foque em quanto tempo você investe nisso, e não no “eu faço ou não?”.

2. Use o tempo inativo a seu favor

Pode parecer que não, mas é possível ser produtivo durante os seus tempos de inatividade. Aquele momento que você está esperando na fila do banco, ou aguardando a comida chegar, pode ser utilizado para concluir alguma tarefa mais simples já programada.

Em vez de passar duas horas por dia nas redes sociais, experimente ficar apenas uma hora e meia. Procure utilizar os outros 30 minutos com tarefas mais produtivas, como ler um livro, responder e-mails pendentes ou estudar algum tema relevante para seu trabalho.

Mas não pense que você é obrigado a ser produtivo 100% do tempo. Os momentos inativos também são importantes, porque a mente precisa de um descanso após tanto trabalho. Entre 5 e 15 minutos são suficientes para ajudar a aumentar o seu rendimento.

3. Respeite o período de procrastinação

É muito comum adiarmos, de vez em quando, tarefas que são difíceis, entediantes ou desagradáveis. O verbo procrastinar está em alta nos últimos anos e ele significa, em linhas gerais, deixar para amanhã o que você pode fazer hoje.

Em linhas gerais, o fato de adiar alguma tarefa é tido como algo ruim e que não deve ser praticado. De fato, ele se torna um problema quando o domínio do tempo das atividades não é feito por você, e sim pela própria procrastinação.

Alguns dicas para não perder o controle da sua produtividade e do seu tempo:

  • divida a entrega em etapas – busque partir a tarefa principal em mini tarefas com prazos de entrega mais curtos. Dessa forma, o trabalho fica mais organizado, além de evitar o estresse de entregar um compromisso em cima da hora;
  • engane a si mesmo – reduza o prazo limite de entrega das suas atividades. Trabalhe com uma data, ou um horário, mais curto do que o verdadeiro. Assim, você ganha mais tempo para ajustar o que for preciso;
  • crie um prêmio – procure alguma coisa para servir como presente toda vez que você terminar um um trabalho dentro do prazo de entrega. Pode ser um episódio da sua série favorita ou um pedaço de chocolate. O que importa é cumprir a tarefa.

Curtiu o assunto? Deixe aqui seu comentário. Aproveite para conferir algumas dicas sobre produtividade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.