Quadrilátero Ferrífero: resumo completo de geografia para as suas provas

Tudo que você precisa saber

Quadrilátero Ferrífero: tudo aquilo que você precisa saber sobre esse assunto extremamente importante

O termo “quadrilátero ferrífero” é usado para descrever uma região em Minas Gerais, que é a maior produtora de minério de ferro do país.

O tema é cobrado de forma muito frequente por questões de geografia, principalmente nos concursos, nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, esse assunto pode aparecer também em questões de atualidades.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre o quadrilátero ferrífero. Vamos conferir!

O que é o quadrilátero ferrífero?

O Quadrilátero Ferrífero é uma região produtora de minério de ferro que fica no estado de Minas Gerais.

Contexto

O quadrilátero ferrífero passou a receber grande destaque no século XVIII, quando jazidas de ouro foram encontradas nessa região, dando início ao chamado “ciclo do ouro” ou “ciclo da mineração”, um dos ciclos econômicos da economia do país.

Com a descoberta, polos de extração de minérios foram criados na região. Segundo dados da época, mais de 55 milhões de toneladas de minério de ferro eram extraídas todos os anos. Outros minerais, como o ouro e o diamante, também eram extraídos no local e eram, por sua vez, recolhidos por Portugal, já que o Brasil ainda era uma colônia.

Principais aspectos do quadrilátero ferrífero

O quadrilátero Ferrífero possui sete mil quilômetros quadrados de extensão, o que faz com que ele representa a área de maior concentração urbana de todo o estado de Minas Gerais. É válido destacar que o território possui grande importância para a economia do estado e do Brasil como um todo, principalmente porque a economia nacional dependem muito dos recursos minerais do país.

Os minerais extraídos na região são responsáveis por 60% da produção do país. Dentre os principais, podemos citar o manganês, o ouro e o ferro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.