Prova de vida do INSS: Aposentados e pensionistas podem fazer a solicitação através da internet

Objetivo do instituto é o de agilizar o processo

Está a disposição atualmente, uma nova ferramenta que possibilita aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fazerem a sua prova de vida. Todavia, o processo presencial ainda está valendo, mas é possível aos segurados, realizar a solicitação de forma online, através da internet.

A princípio, o governo do estado do Rio Grande do Norte está neste momento oferecendo aos segurados a possibilidade de fazer a prova de vida pela internet. O novo sistema foi desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) e o Ministério da Previdência Social.

Analogamente, pode-se acessar a nova ferramenta de prova de vida do INSS pelo site Gov.br através do aplicativo para aparelhos celulares. É preciso baixar o app para o smartphone, ou entrar na página da internet. Em seguida, é necessário realizar o cadastro, se o usuário já não o tiver feito. Depois, deve-se fazer o login.

Desse modo, os aposentados e pensionistas do INSS, para fazerem a prova de vida, garantindo seus benefícios, precisam seguir um passo a passo no site ou no aplicativo, para consumar a declaração. Deve-se observar que todo o processo deve ser feito pelos segurados do instituto, durante o mês de seu aniversário.

Prova de vida do INSS

Ademais, os aposentados e pensionistas do INSS já vinham reivindicando a realização da prova de vida do instituto de forma online, há algum tempo. A categoria buscava a realização desse processo pela internet devido a problemas de locomoção, principalmente por pessoas que moram em outros estados do país.

Vale ressaltar que os segurados que não possuem acesso à internet ainda podem solicitar a prova de vida do INSS de maneira presencial. O novo modelo de acesso estará disponível a partir desta sexta-feira (01/09), para quem nasceu no mês de setembro. O Ipern estima que a fase de testes do sistema já esteja concluída.

Dessa maneira, para realizar a prova de vida do INSS digital é preciso baixar ou acessar o aplicativo Gov.br, e criar uma conta, se não a possuir. Em seguida, deve-se fazer o login no app, na tela inicial, tocar em “Serviços” e em “Prova de vida”. Irá aparecer a tela de “Histórico de prova de vida”. Deve-se escolher “Prova de vida pendente”.

Na tela de “Autorização”, o usuário precisa clicar em “Autorizar”. É preciso então seguir o passo a passo para o reconhecimento facial. Depois de todo o processo, é necessário clicar em “Ok”. Finalmente, na tela de “Autorização”, o status relacionado a prova de vida do segurado do INSS irá se alterar para “Autorizado”.

Prova de vida do INSS
Prova de vida do INSS/Fonte: Nubank

Aposentados e pensionistas do INSS

A prova de vida do INSS é, atualmente, um procedimento de suma importância para os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem auxílios do instituto. Dessa forma, seu objetivo principal é o de verificar a existência do segurado, e realizar a prevenção de possíveis fraudes e pagamentos indevidos relativos à previdência.

Anteriormente, o aposentado deveria ir pessoalmente até uma agência bancária responsável pelo pagamento dos benefícios. Caso contrário, o segurado do INSS poderia perder o direito de receber os valores devidos. Atualmente, houveram algumas alterações relacionadas a esse tipo de processo através da prova de vida.

Em síntese, as mudanças foram estabelecidas em 2023, através da implementação da portaria nº1.408 pelo INSS. O processo de prova de vida será então feito diretamente pelo instituto. Ele irá utilizar as informações dos aposentados e pensionistas, presentes no seu banco de dados para a realização de comparações.

Coleta de dados do instituto

Aliás, o INSS deverá coletar todas essas informações diretamente dos órgãos responsáveis, comparando-os com dados já existentes. Sendo assim, os segurados do instituto não precisarão mais ir até uma agência bancária para realizar a confirmação de que estão vivos, com o direito de receber todos os benefícios.

Em conclusão, será preciso fazer a prova de vida se o INSS não conseguir realizar a comprovação através dos meios disponíveis. Neste cenário, os segurados do instituto deverão receber uma notificação através do aplicativo Meu INSS, ou ainda, pela Central 135. Como falado anteriormente, os aposentados e pensionistas podem fazer todo o processo relacinado, pelo site Gov.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.