Como ser protagonista da sua carreira no trabalho?

Você já parou para pensar se, hoje, você é o protagonista da sua carreira no trabalho? Você sente que gostaria de se destacar mais no mercado? Então não deixe de acompanhar este texto que preparamos especialmente para você.

Queremos apresentar algumas ideias e apontamentos que sirvam de reflexão para você que quer impulsionar a sua carreira no trabalho. Acompanhe e saiba mais!

Como protagonista da sua carreira no trabalho?

Para ser protagonista da sua carreira no trabalho é necessário deixar de lado, por exemplo, o comportamento de se comparar o tempo todo. Se você se compara aos seus colegas, acreditando que eles “são melhores”, cuidado com esse comportamento.

Ao invés de se comparar – injustamente -, considere focar nos seus pontos fortes, aprimorando-os, bem como nos seus pontos fracos, melhorando-os. Tudo isso poderá servir de base na hora de você começar a enxergar, em si mesmo, novas possibilidades para o futuro.

Obviamente, não estamos aqui para dizer que existe uma receita mágica que trará essa visão mais confiante. Até porque tudo depende da sua história de vida, singularidade, questões emocionais, etc.

No entanto, trouxemos alguns pontos que podem servir de reflexão. Veja se fazem sentido para você e mãos à obra:

1. Autoconhecimento e direcionamento

O autoconhecimento pode auxiliar na hora de compreender quais são as suas reais habilidades no trabalho. Às vezes, podemos ter mais habilidades adormecidas do que tínhamos em mente. Por isso, explorar as características pessoais, conhecer mais sobre si mesmo e “mergulhar” na sua própria história é uma forma de ter um direcionamento no mercado.

Afinal, para onde você quer ir? Como quer chegar lá? Pense sobre isso.

2. Proatividade

A proatividade também é uma peça-chave quando pensamos em ser protagonista da sua carreira no trabalho. Afinal, se você nunca der a “cara a tapa” e apresentar uma ideia exclusiva sua, como será possível se destacar do mais do mesmo?

Claro que nem sempre é fácil ser proativo, mas ter consciência de que isso pode fazer diferença é algo relevante.

3. Plano e foco

Traçar um plano para a sua carreira pode aumentar as chances de você atingir aquela posição que tanto almeja. Por isso, com base no seu autoconhecimento, descubra onde você quer chegar e em qual momento.

Além disso, trabalhe o seu foco nos objetivos, pois isso também contribui na hora de ser protagonista da sua carreira no trabalho.

4. Construção da marca pessoal

Construir uma marca pessoal, tanto no ambiente online, quanto no offline, é algo que pode ajudá-lo na hora de se destacar dos demais.

Sendo assim, comece a refletir sobre o posicionamento que você quer apresentar às pessoas. Quem você é no trabalho? Quais são as suas habilidades? E as suas entregas? O que você tem para oferecer de verdade? Pense sobre isso e reflita sobre a forma como você quer criar a sua imagem profissional.

5. Cuidados com a autoestima e saúde mental

Cuide da sua saúde mental e da sua autoestima, pois ambas contribuem na hora de ser protagonista da sua carreira no trabalho. Afinal, se a autoestima estiver abalada, como será possível ter a autoconfiança necessária para ser proativo e focado no que você realmente deseja?

Por isso, considere a psicoterapia e as técnicas de autoconhecimento como formas de impulsionar a sua vida profissional e, ao mesmo tempo, o seu bem-estar.

Cuide-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.