Prorrogação do Auxílio Emergencial será decidida nos próximos dias

De acordo com as informações de bastidores, Governo Federal sabe que tempo para decidir sobre prorrogação do Auxílio está acabando

Na próxima semana, o Governo Federal deverá começar oficialmente a liberação da 7ª parcela do Auxílio Emergencial. Só que até este momento, ainda não dá para saber se esta vai ser a última. De acordo com informações de bastidores, o Palácio do Planalto ainda não bateu o martelo sobre esse assunto.

Veja também: NOVO auxílio é aprovado com valor de R$ 400 por pessoa

O tempo está acabando. Como se sabe, caso o Governo decida prorrogar o Auxílio Emergencial, ele vai necessariamente precisar de apoio do Congresso Nacional. Isso porque seja qual for o caminho que eles tomarem, será preciso de mais dinheiro. E só os parlamentares é que poderiam liberar isso.

Além disso, membros da Caixa Econômica Federal também estão um pouco preocupados. Acontece que se o Governo decidir prorrogar o benefício, eles terão que fazer um grande planejamento em pouco tempo. Todo o processo de operacionalização desses possíveis novos pagamentos ainda não está pronto.

E é preciso falar também da situação dos usuários do programa. Muitos querem saber se o Governo vai prorrogar ou não o Auxílio por mais alguns meses. E eles precisam saber disso porque é necessário fazer um planejamento para os próximos meses. Caso não tenham esse benefício, eles precisarão procurar outra fonte de renda.

Ainda não há, no entanto, uma data para essa definição. Esperava-se que o Governo fosse anunciar oficialmente a prorrogação do Auxílio Emergencial ainda na semana passada. No entanto, o fato é que isso não aconteceu. Neste momento, não tem como saber quando o Planalto vai falar sobre assunto ou mesmo se eles irão falar sobre isso em algum momento.

Prorrogação do Auxílio Emergencial

Vale lembrar que o Auxílio Emergencial já passou por algumas outras prorrogações. No ano passado, por exemplo, o plano do Governo Federal era fazer os pagamentos até agosto, mas o projeto acabou chegando em dezembro.

Este ano, eles queriam inicialmente liberar os pagamentos até julho. Acontece, no entanto, que a piora na situação da pandemia fez com que eles decidissem prorrogar o benefício até este mês de outubro em que estamos.

Agora surge a ideia de aplicar mais uma prorrogação. Só que ainda não se sabe se ela vai acontecer mesmo. Há, dentro do Governo Federal, quem defenda que os repasses do projeto cheguem até o final do ano de 2022.

Entrevista de Guedes

Se depender do Ministro da Economia, Paulo Guedes, isso não vai acontecer. Em entrevista no dia 12 de outubro, ele garantiu que o Auxílio Emergencial não vai passar por uma prorrogação. A declaração causou uma certa surpresa.

De acordo com o chefe da pasta econômica, uma nova extensão só aconteceria se o país entrasse em uma nova fase de piora da situação da pandemia do novo coronavírus. Ele mesmo disse que acredita que isso não vai acontecer.

Segundo Guedes, não haveria motivo para prorrogar o Auxílio Emergencial em um cenário de suposta recuperação econômica. No entanto, o próprio Ministro vem dizendo que quem toma a decisão final é o Presidente Jair Bolsonaro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.