Pix: utilização e método de identificação

O Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Confira a sua utilização, método de identificação e outros pontos relevantes!

Conforme informações oficiais do Banco Central, o Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Visto que qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), pode ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho smartphone.

Utilização do Pix

De acordo com informações do Banco Central, o Pix pode ser utilizado para:

  • Realização de transferências entre pessoas;
  • Pagamento em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas físicas e comércio eletrônico; pagamento de prestadores de serviços e pagamento entre empresas, como pagamentos de fornecedores, por exemplo.

Bem como, o Pix pode ser utilizado para o recolhimento de receitas de Órgãos Públicos Federais como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc.), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais, multas, entre outros (esses recolhimentos poderão ser feitos por meio do PagTesouro).

Pagamento de cobranças e de faturas de serviços públicos

Além disso, o BC informa que o Pix pode ser utilizado para o pagamento de cobranças e de faturas de serviços públicos, como energia elétrica, telecomunicações (telefone celular, internet, TV a cabo, telefone fixo) e abastecimento de água. Por fim, o BC ressalta que é possível o recolhimento de contribuições do FGTS e da Contribuição Social a partir de 2021,  através do Pix.

Método de identificação

Conforme informações do Banco Central, uma das grandes vantagens do Pix é a agilidade no pagamento. Em vez de pedir dados como a agência, conta e dados pessoais do recebedor, basta pedir a Chave Pix, que é a identificação de preferência.

Exemplo oficial do Banco Central

Por exemplo, o recebedor cadastrou previamente seu número de telefone celular para receber o crédito em determinada conta, informa o BC. Então, em vez de informar manualmente todos os dados, inclui apenas o número do telefone celular. Ao fazer um Pix, o sistema identifica as informações da conta do credor a partir dessa chave. Além disso, o BC ressalta que o recebedor também pode gerar QR Codes.

Qualquer transação de pagamento pode ser feita por Pix

De forma geral, o Banco Central informa que qualquer transação de pagamento pode ser feita por Pix, independentemente de suas características, como valor, característica do recebedor, característica do bem ou serviço comprado, horário etc. 

Assim, podem ser realizadas transferências entre pessoas, pagamento de taxas e impostos, compra de bens ou serviços, inclusive no comércio eletrônico, pagamento de fornecedores e qualquer outra transação podem ser feitas por meio do Pix, conforme citamos anteriormente. Portanto, o Banco Central define que a única condição para que a operação se concretize é que o recebedor aceite o Pix.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.