Como promover saúde mental na escola

Existem diferentes formas de promover saúde mental na escola de uma maneira efetiva e interessante. Algumas são mais simples e podem ser colocadas em prática hoje mesmo, outras dizem respeito às mudanças de longo prazo. Neste texto, apresentamos algumas possibilidades para que você possa se inspirar e implementar boas ações na sua escola. Vamos lá?

Como promover saúde mental na escola?

O professor e os demais agentes educativos presentes no ambiente escolar podem implementar uma série de estratégias diferentes na hora de promover saúde mental na escola. É muito interessante levar em conta a dinâmica de cada grupo, cada turma e, quando possível, de cada aluno, pois isso poderá dar subsídios e conhecimentos para que a atuação dos educadores seja ainda mais assertiva.

A seguir, apresentamos considerações que podem ser úteis:

1. Trabalhos sobre emoções

Fazer trabalhos com as turmas é um caminho muito frutífero. Acima de tudo, é uma forma de promover o trabalho em equipe e os relacionamentos interpessoais no ambiente escolar.

Uma forma de fazer esse tipo de trabalho é separar a turma em grupos e deixar cada time responsável por descrever e trazer informações sobre uma emoção específica. Desse modo, torna-se possível discutir as funções das emoções, como as sentimos, o que podemos fazer para lidar com elas, etc.

Esse conhecimento fomenta a inteligência emocional que pode fazer a diferença em nossas vidas mais adiante.

2. Palestras sobre a temática

Convidar profissionais para promover saúde mental na escola também é um caminho muito rico e cheio de benefícios. O profissional da saúde mental poderá apresentar informações preventivas que podem ajudar as crianças e os adolescentes a detectarem questões importantes de saúde mental de um modo precoce.

Vale ressaltar que é importante que o profissional prepare palestras alinhadas à faixa etária dos alunos, a fim de fornecer uma linguagem adequada e que instigue a curiosidade.

3. Rodas de conversa para quebrar tabus

A roda de conversa pode acontecer dentro da sala de aula, com a intervenção do professor diante dos seus alunos. É possível levantar algumas temáticas, trazendo à tona questões relacionadas à saúde mental.

Por exemplo, o professor pode criar uma história de um aluno que está depressivo e passando por um momento difícil. Depois, pode ajudar as crianças a pensarem em quais estratégias poderiam ser colocadas em prática pelo aluno para encontrar apoio e ajuda.

Assim, é possível auxiliar as crianças e os adolescentes a refletirem sobre o que eles mesmos poderão fazer quando se depararem com problemas de saúde mental.

4. Espaço de escuta e acolhimento

Por fim, é muito importante que, para promover saúde mental na escola, o professor e demais agentes educadores abram espaço para acolher e escutar os alunos. Demonstrar uma postura disponível, que dá atenção às falas dos pequenos e que às acolhe quando necessário, pode contribuir para um ambiente mais saudável e confiável para os pequenos.

Consequentemente, promove um espaço que dá atenção e importância à saúde mental como um todo. Experimente essas dicas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.