Projeto de novo Bolsa Família do Governo vem de antes da pandemia

De acordo com informações de bastidores, Governo Federal tem vontade de mudar programa desde antes da chegada da pandemia

O Governo Federal deverá anunciar nos próximos dias os detalhes do novo Bolsa Família. O programa deverá passar por uma grande reformulação e vai passar a entrar em cena a partir do próximo mês de novembro. Se isso acontecer de fato, seria a concretização de uma vontade antiga do Palácio do Planalto.

De acordo com informações de bastidores, desde que o Presidente Jair Bolsonaro chegou ao poder essa vontade de mudar o programa existe. E isso nem é segredo para ninguém. Mesmo antes da pandemia, o Ministério da Cidadania estava trabalhando na produção de um projeto novo que substituiria o benefício atual.

Na época, o então Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, chegou a dar entrevistas sobre o tema. De acordo com ele, a ideia do Governo era criar um projeto que fosse muito mais voltado para a meritocracia. Na prática, as famílias que merecessem mais, poderiam acabar ganhando mais dinheiro por parte do estado.

Esse programa, no entanto, foi para a gaveta. Principalmente porque o Ministro Onyx Lorenzoni saiu do cargo e passou a vaga para o atual Ministro, João Roma, que assumiu o posto apenas há alguns poucos meses atrás. Ele começou a trabalhar em outro projeto para o novo Bolsa Família em questão.

De qualquer modo, a ideia é que ele consiga pegar alguns pontos do programa de Onyx. E uma dessas questões é justamente em relação ao processo de meritocracia. Então é provável que as pessoas do projeto passem a ganhar mais dentro do benefício se conseguiram merecer mais por esses bônus.

Novo Bolsa Família

Atualmente, a maior parte das informações que se sabe sobre o novo Bolsa Família são da imprensa. Oficialmente, o Governo não tem falado muito sobre esse assunto. Ainda falta saber, por exemplo, quais serão os valores dos novos pagamentos.

O Presidente Jair Bolsonaro segue dizendo em diversas entrevistas que o valor médio do novo Bolsa Família será de R$ 300. No entanto, sabe-se que o Ministério da Economia não concorda muito com essa história.

De acordo com informações de bastidores, a ideia do Ministério é manter o benefício em uma média de R$ 270, no máximo. É que há um temor de que um aumento muito grande possa acabar furando o teto dos gastos públicos.

Datas

Segundo informações oficiais, o que se sabe mesmo é que o novo Bolsa Família deve entrar em cena a partir do próximo mês de novembro. E isso significa que que eles começarão os pagamentos logo depois do fim do Auxílio Emergencial.

Recentemente, o Governo Federal anunciou a prorrogação do programa emergencial por mais três meses. Com isso, os repasses deverão seguir até, pelo menos, o próximo mês de outubro, mas isso pode mudar.

De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, se a pandemia do novo coronavírus não arrefecer pelos próximos meses, então é provável que o Governo decida fazer mais alguns pagamentos do benefício em questão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.