Algumas obras para entender o Realismo e o Naturalismo

O Realismo foi um movimento do século XIX, que surgiu com o objetivo de combater o excesso de idealização do romantismo. Esse período cultural foi marcado por lutas sociais. Além disso, os avanços científicos e o aumento da urbanização foram marcos do período.

O Realismo buscava representar a vida da maneira mais real e objetiva possível. Os artistas utilizavam uma linguagem mais direta, embora rebuscada, e abordavam os conflitos da subjetividade humana.

Nesse mesmo período, surgiu o Naturalismo, que focava em narrativas que mostravam o lado animalesco dos personagens. Nesse sentido, as histórias se concentravam em ambientes pobres e de classe social mais baixa. Os artistas, por sua vez, adotaram uma linguagem mais coloquial. Confira abaixo algumas dessas obras.

Madame Bovary, de Gustave Flaubert

Um dos livros mais famosos do período realista na Europa, Madame Bovary causou enorme debate social na época de seu lançamento. A narrativa conta a história de Emma, uma jovem sonhadora que se casa com um cirurgião. Após o matrimônio, ela espera levar uma vida encantadora, mas seu marido se revela ambicioso e distante. Em busca de uma fuga do casamento entediante, Emma passa a se envolver com outros homens e, desse modo, acaba tendo um fim trágico.

Germinal, de Émile Zola

Lançada em 1885, essa obra é a precursora da corrente naturalista. A história se ambienta em uma região de minas de carvão na França e mostra a saga do mineiro Étienne. Insatisfeito com as condições de trabalho, ele se junta com seus companheiros para reivindicar melhorias. Nesse sentido, o autor aborda o princípio da organização política da classe operária.

Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski

Livro publicado no ano de 1880, essa foi a última obra de Dostoiévski, e destaca o viés realista do autor. Assim, os leitores entram em contato com a conturbada relação entre três irmãos e o seu pai. Quanto este é assinado, as acusações recaem sobre os filhos, que se veem diante de reflexões profundas sobre as relações interpessoais.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que é e como funciona uma ONG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.