PROIBIDO! TOP 8 hábitos que podem fazer o carregador superaquecer

Mais do que preservar a saúde da bateria e prolongar a vida útil do smartphone, evitar superaquecimento de carregador é questão de segurança

O smartphone é um item imprescindível para quase todas as pessoas no mundo moderno, mas às vezes podemos esquecer como esses aparelhos e seus componentes podem ser sensíveis. Um exemplo é a bateria, que mesmo sendo de íons de lítio, ele precisa de certos cuidados para que a durabilidade do dispositivo possa ser maior. 

Aderir a hábitos mais “saudáveis” na hora de recarregar seu smartphone e demais dispositivos com bateria vai garantir maior vida útil da bateria, além de mais segurança no dia a dia ao evitar acidentes de superaquecimento de carregadores. Confira oito dicas para recarregar aparelhos com mais eficiência. 

Carregadores falsos ou de má qualidade 

É preciso entender que cada bateria tem seu “perfil de carga”, que é a quantidade de corrente elétrica que pode ser injetada ao longo do tempo para que ela continue funcionando adequadamente. Os carregadores originais respeitam esse perfil, ao contrário dos falsos.

LEIA MAIS: Esqueceu o carregador do seu celular? Veja como economizar a bateria

Além disso, carregadores falsos ou de má qualidade podem não ter sensores que reconhecem que um dispositivo foi totalmente carregado, o que acarreta a recarga contínua, o que pode danificar a bateria e levar a gastos desnecessários de energia. 

Deixar carregando em superfícies inadequadas 

Quando um celular está recarregando, há uma troca de energia que leva a um pequeno aquecimento da bateria. Esse processo é natural, mas se o dispositivo estiver em uma superfície como colchões, roupas ou travesseiros, pode haver problemas na dissipação do calor, o que afeta a saúde da bateria. A situação pode ser ainda mais agravada se o carregador for ultrarrápido. 

Iphone sem carregador fará Apple pagar R$ 5 mil para clienteCobrir o carregador 

Da mesma forma que a bateria, o carregador também esquenta e precisa de espaço para dissipar o calor. Por isso, cobri-lo de qualquer forma pode se tornar um problema. Em situações extremas, há a possibilidade de iniciar um incêndio. 

Altas temperaturas 

Já percebeu que o calor é um inimigo do carregamento, não é? Supondo que tudo esteja em ordem – celular em uma superfície com espaço para dissipar o calor e o carregador livre –  não irá adiantar em nada se o ambiente estiver em temperaturas altas. Isso não significa que no calor não se pode recarregar o celular, mas certifique-se que o local é ventilado e que não há nenhuma fonte de calor próxima. Por isso, evite recarregar o smartphone perto de videogames e computadores e em gavetas. 

Usar o dispositivo enquanto carrega 

O dispositivo não deve ser usado enquanto carrega, pois também leva a aumento de temperatura. Isso porque o carregador precisa compensar a carga que está sendo utilizada no momento e envia ainda mais energia para a bateria. O hábito pode afetar a saúde tanto do carregador quanto do dispositivo. 

Deixar o carregador conectado após o recarregamento 

Os carregadores mais novos são inteligentes o suficiente para saber quando um smartphone já está totalmente carregado e cortar a energia enviada. No entanto, se o aparelho estiver ligado, em algum momento a carga da bateria vai cair e o carregador vai recarregá-lo no mesmo instante. A longo prazo, isso afeta a saúde da bateria. 

Já deixar o carregador na tomada sem o smartphone não traz problemas, a não ser um leve consumo de energia. No entanto, há riscos de acidentes com crianças e animais que possam acabar mordendo o cabo. 

Utilizar extensões ou benjamins 

Usar extensões e benjamins são riscos para qualquer aparelho que conectado nessas tomadas. Essas soluções do dia a dia oferecem riscos que vão desde choques e queima de aparelhos por superaquecimento até a incêndios originados por curto-circuito. Por isso, é importante estar atento ao uso desses acessórios. 

Ignorar sinais de superaquecimento 

O usuário precisa estar atento quanto ao carregamento de seus dispositivos. Caso perceba que o carregador está excepcionalmente quente ou emitindo cheiros estranhos, desligue-o imediatamente. Ignorar esses sinais pode levar a danos permanentes ou até mesmo causar incêndios. Substitua o carregador danificado o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.