Programa Unifica: acordo de cooperação técnica entre o MTP e o ME

O MTP e o ME assinaram o Acordo de Cooperação Técnica, a iniciativa faz parte do Programa Unifica. Saiba mais!

O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e o Ministério da Economia (ME) assinaram o Acordo de Cooperação Técnica, a iniciativa faz parte do Programa Unifica.

Programa Unifica: acordo de cooperação técnica entre o MTP e o ME

Conforme divulgação oficial realizada pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), também foi assinada portaria conjunta que prorroga prazo e realização das ações coordenadas entre as duas pastas.

Sobre o “Acordo de Cooperação Técnica” 

Foi assinado, nesta sexta-feira (27), o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e o Ministério da Economia (ME). De acordo com as informações oficiais, o objetivo é manter uma atuação coordenada das unidades descentralizadas das duas pastas, com objetivo de racionalizar a alocação de recursos. 

Portaria Interministerial: prorrogação de prazos

Durante o evento, também foi assinada Portaria Interministerial, que prorroga o prazo de realização das ações coordenadas com vistas à transferência das atividades e contratos administrativos entre os dois Ministérios. A iniciativa faz parte do Programa Unifica.

O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) foi recriado em julho de 2021. Desde 2019, a pasta fazia parte do quadro do Ministério da Economia, de acordo com a divulgação oficial.

Programa Unifica

De acordo com as informações oficiais, o Programa Unifica foi lançado ainda no início de 2019, com o intuito de integrar e padronizar os serviços de Administração, Logística, Orçamento, Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas das estruturas do Ministério da Economia (ME). 

Um dos focos da iniciativa está em otimizar a ocupação dos espaços físicos nos prédios da Pasta, adotando, assim, o compartilhamento de espaços e de imóveis entre órgãos e entidades vinculadas, informa a divulgação oficial do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

O Unifica tem como objetivos: 

Diagnóstico e integração de processos, que busca a construção de modelo de centralização e integração de processos de Administração e Logística, a centralização da folha de pagamento e a implantação da Central de Atendimento de Pessoal (Cape) nos estados. 

Central de Serviços

Novo modelo de prestação de serviços, com a finalidade de implantar uma Central de Serviços, um processo de relacionamento com o cliente, além de organização e padronização de processos. 

Unificação das pastas

Otimização de ocupação de prédios, com previsão de unificação de equipes da Superintendência de Administração Regional (SRA/GRA) e Superintendência Regional do Trabalho (Strab), implantação de padrão de ocupação e compartilhamento de espaços físicos, além da guarda de acervo documental, informa o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) através de recente divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.