STF solicitou ao MEC e ao Congresso informações sobre orçamento de universidades federais

O Supremo Tribunal Federal (STF) solicitou ao Ministério da Educação (MEC) e ao Congresso Nacional informações sobre o orçamento das universidades e institutos federais referente a 2022. A determinação do STF é desta quinta-feira, dia 10 de fevereiro.

De acordo com a determinação do STF, o MEC e o Congresso Nacional têm o prazo de 10 dias úteis para explicar a queda de recursos previstos no orçamento deste ano ao colegiado. “Em seguida, abra-se vista ao Advogado-Geral da União e, sucessivamente, ao Procurador-Geral da República, para manifestação no prazo de cinco dias”, estabeleceu o ministro Luís Roberto Barroso.

Conforme a decisão de Barroso, relator sorteado, o tema é de “inequívoca relevância e possui especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”.

O pedido do STF foi feito em resposta a uma ação do Partido Verde (PV) que solicitou ao STF que o governo federal restabeleça o repasse previsto na Lei Orçamentária de 2022. O orçamento previsto para universidades e institutos federais é de R$ 5,3 bilhões. O valor é quase um bilhão a menos que o orçamento de 2019, que foi de R$ 6,1 bilhões.

De acordo com a ação, o governo federal apresenta um “menoscabo em relação à situação geral de pane administrativa e colapso orçamentário das universidades federais”.

Além disso, a ação ressalta que há risco de colapso financeiro das universidades e institutos federais. A ação foi encabeçada pelo deputado Israel Batista (PV-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep antecipa em dois dias o resultado das provas do Enem 2021; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.