Programa Celular Seguro recebeu quase mil alertas de roubo

Nas primeiras horas de funcionamento, mais de 700 pedidos de bloqueios já foram feitos no programa Celular Seguro

Poucas horas depois do lançamento do programa Celular Seguro, o sistema já recebeu 155 mil cadastros de aparelhos na plataforma oficial do governo federal. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça às 8h da manhã desta quarta-feira (20). O projeto foi lançado na tarde da terça-feira (19).

Até este horário, 98 mil celulares foram registrados de fato via site ou aplicativo. Desde o lançamento, o programa já recebeu 735 alertas de usuários referentes a perdas, roubos ou mesmo furtos de aparelhos em todas as regiões do país.

“Os primeiros números mostram que o cidadão vê no Projeto Celular Seguro uma iniciativa que faz diferença em seu dia a dia, que oferece maior segurança. Hoje, a vida de toda a sociedade está muito ligada ao telefone celular, que traz acesso a bancos e a outras facilidades. Combater esses crimes é a nossa prioridade, agindo nos problemas reais e concretos do cotidiano das pessoas”, relata o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli.

Abaixo, você pode conferir um resumo das estatísticas divulgadas:

  • Quase 9.000 acessos por hora a plataforma;
  • Mais de 5.000 cadastros de telefones por hora;
  • 668 bloqueios realizados;
  • 2500 Pessoas de confiança cadastradas por hora

Agora, você pode conferir a projeção que o Ministério da Justiça está fazendo para o primeiro mês do sistema:

  • 500 mil cadastros por dia (21 mil cadastros hora);
  • 250 mil telefones e pessoas de confiança cadastradas dia (0,5 cadastros hora);
  • 450 mil downloads AppleStore e PlayStore.

O aplicativo Celular Seguro

Vale lembrar que o aplicativo do programa Celular Seguro é gratuito e já está disponível para download em celulares com sistema Android (Play Store) e iOS (App Store).

Na manhã desta quarta-feira (20), o secretário Ricardo Capelli fez um alerta para que as pessoas interessadas no projeto não caiam em golpes. De acordo com ele, o Ministério não envia links de pedidos de entrada para os usuários.

“IMPORTANTE. Nós não enviamos link do Celular Seguro pedindo que a pessoa se cadastre. O cadastro é voluntário e feito somente pelo aplicativo ou pelo site oficial. Criminosos estão espalhando links fraudulentos. Serão identificados e tratados na forma da lei”, alertou o secretário. 

Programa Celular Seguro recebeu quase mil alertas de roubo
Programa Celular Seguro foi lançado nesta semana. Imagem: MJSP

Como funciona o programa Celular Seguro?

O projeto Celular Seguro funciona basicamente assim: ao informar sobre a perda do aparelho no site oficial, ou através da ação de uma pessoa de confiança previamente cadastrada, todas as instituições e empresas participantes do projeto receberão um alerta, e a partir daí, cada uma delas poderá realizar o bloqueio de cada um dos seus programas correspondentes.

Com o bloqueio, o celular roubado ou furtado ficaria inutilizável na avaliação do Ministério da Justiça. Assim, a pessoa que roubou teria muito mais dificuldade em fazer uso das informações do aparelho, facilitando assim a vida da pessoa que foi roubada.

Para realizar este projeto, o Ministério da Justiça fez um acordo entre a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de telecomunicações (Anatel), através do fornecimento de um código IMEI, que nada mais é do que o número único de identificação do aparelho – que pode ser acessado nas configurações do próprio celular.

“Após o registro de perda, roubo ou extravio do celular, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa estão disponíveis nos Termos de Uso do site e do aplicativo. O bloqueio dos aparelhos celulares seguirá a mesma regra. Até fevereiro, as empresas de telefonia também passarão a efetuar o corte das linhas”, disse o Ministério da Justiça.

“Não há a opção de bloqueio temporário. Caso o aparelho seja recuperado, o usuário terá que entrar em contato com a operadora de telefonia e com os demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos”, completa a pasta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.