Anatel emite ALERTA sobre golpe de troca de operadora de telefonia; veja

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu recentemente uma advertência sobre um golpe em que os criminosos estão se passando por representantes da agência para persuadir os clientes a mudarem de operadora de telecomunicações.

O Golpe e as Operadoras Envolvidas

O golpe envolve diversas operadoras, incluindo Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo. A Anatel já solicitou esclarecimentos das empresas envolvidas e afirmou que poderá tomar ações com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Relatos nas Redes Sociais

Os usuários das redes sociais têm relatado receber ligações de pessoas que se dizem funcionários da Anatel. Um desses relatos, que ganhou grande repercussão, foi de um cliente da Oi que descreveu sua experiência como alvo deste golpe.

O Golpe

O golpe acontece quando os usuários recebem ligações de pessoas que se apresentam como funcionários da Anatel. Essas pessoas, que na realidade são golpistas, tentam convencer os usuários a trocar de operadora telefônica, alegando problemas na rede da operadora atual do usuário.

Como Funciona o Golpe

Depois de entrar em contato com a operadora para resolver um problema de conexão de internet, o cliente começou a receber ligações consecutivas de números desconhecidos. Nestas ligações, era apresentada uma gravação sobre um suposto problema de rede, perguntando se a situação havia sido resolvida.

Como se Proteger

A Anatel forneceu algumas dicas para os usuários se protegerem deste tipo de golpe. São elas:

  1. Em caso de dúvidas sobre uma oferta, entre em contato com os canais oficiais de atendimento da operadora;
  2. Suspeite de ofertas em ligações feitas por números que não usam o prefixo 0303, que deve ser usado por todas as empresas de telemarketing;
  3. Consulte a página da Anatel com orientações contra fraudes, disponível neste link.

Esclarecimento da Anatel

A Anatel esclareceu que não negocia ou intermedia reclamações de consumidores contra prestadores de serviços. A agência também não faz contato com os clientes para enviar boletos, comunicar sobre valores a receber, tratar de demandas abertas na agência ou solicitar informações.

Livre Escolha do Consumidor

Cada consumidor tem o direito de escolher seu prestador de serviços de telecomunicações. A Anatel informa que está apurando as informações recebidas e tomando medidas para combater essas tentativas de fraude.

Ação da Anatel Contra as Fraudes

A fraude envolve a utilização indevida dos dados cadastrais dos consumidores, inclusive de prestadoras concorrentes. A Anatel já solicitou esclarecimentos das empresas envolvidas e poderá tomar ações com base na LGPD.

Combate às Ligações de Telemarketing Abusivo

Nos últimos anos, a Anatel tem atuado fortemente no combate às ligações de telemarketing abusivo e ao uso inadequado das redes de serviços de telecomunicações.

Código de Conduta das Prestadoras

As próprias prestadoras de telecomunicações estabeleceram um código de conduta setorial sobre telemarketing, prevendo punições em casos de práticas desconformes.

Proteção Contra Fraudes

A Anatel recomenda que os consumidores utilizem os canais de atendimento da agência, como o aplicativo Anatel Consumidor, o site gov.br/anatel/consumidor ou o telefone 1331, para orientações ou reclamações sobre tentativas de fraude.

Comunicação de Casos de Fraude

A agência incentiva a comunicação desses casos para tomar as medidas necessárias. São fornecidas dicas para os clientes se protegerem desse tipo de golpe.

Em resumo, é essencial que os consumidores estejam cientes desses golpes e saibam como agir para se proteger. As ligações fraudulentas são uma realidade, e a Anatel está comprometida em combater essas práticas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.