Professores de educação especial são barrados em vacinação contra Covid-19

A vacinação dos professores e demais profissionais da educação começou nesta semana em todo o Estado de São Paulo. Entretanto, educadores voltados para a educação especial relatam terem sido barrados na hora da imunização.

A reclamação vem de profissionais da região de São José do Rio Preto, cidade do interior paulista. Atuantes da rede municipal de ensino e de entidades parceiras, relatam não ter conseguido tomar a vacina contra covid-19 mesmo após aprovação do cadastro feito no site do governo.

De acordo com o portal UOL, uma professora de 49 anos passou por isso no dia de sua vacinação.

“Eu fiz o cadastro no site que o governo mandou e cumpri todos os requisitos, tanto que foi confirmado o cadastro. Mas cheguei na fila e disseram que eu não estava elegível”, relata ela, que dá aula na APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcional).

A professora se refere ao site Vacina Já, no qual é realizado o cadastro de que está autorizado para receber a imunização no estado de São Paulo.

“A enfermeira disse que estavam orientados a vacinar apenas os outros professores. Eles foram categóricos sobre quem leciona na educação especial”, conta outro professor, de 52 anos, que também trabalha na APAE.

A gerente do Complexo de Doenças Crônicas, unidade da Secretaria de Saúde de Rio Preto responsável pela vacinação, Camila de Carvalho, havia confirmado para professores que há profissionais da educação na cidade que não estão contemplados com o direito à vacinação, mesmo tendo o cadastro aprovado no site do governo do estado.

Secretaria do Estado discorda

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, em esclarecimento ao portal UOL, não há concordância com o posicionamento da gerente e da Secretaria de Saúde de Rio Preto.

“Todos os professores e profissionais da educação que atuem em contato direto com os alunos e se encaixem nos demais critérios (como ter 47 anos ou mais) poderão ser vacinados, como tem acontecido desde o dia 10 de abril”, disse o comunicado.

Além disso, a secretaria emitiu uma nova orientação para São José do Rio Preto partir deste caso com os professores de educação especial.

“A secretaria municipal de Educação de São José do Rio Preto, que participou de reuniões sobre o tema antes do início da vacinação, foi reorientada sobre o assunto e já comunicou os professores e profissionais da sua rede para que possam receber a imunização, uma vez que apenas os vinculados ao município têm enfrentado essa dificuldade”, esclarece a nota.

E então, qual sua opinião sobre esta notícia?

Não deixe de ler também – Universitários compõem equipes à frente da vacinação contra Covid-19

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.