Medo do chefe: Como lidar com esse receio?

Infelizmente, nos dias atuais, é muito comum encontrar pessoas que sentem medo do chefe. Isso se deve a uma série de motivos: assédio moral provocado pelo chefe, chefe inapto, medo do desemprego, e assim por diante.

Porém, esse medo, quando excessivo, pode prejudicar a saúde mental do indivíduo. Por isso, devemos buscar algumas alternativas para lidar com esse tipo de sensação. A seguir apontamos algumas considerações importantes sobre o assunto. Acompanhe!

Como lidar com o medo do chefe?

O medo do chefe não deve ser normalizado. Sentir medo do líder não é o mesmo que respeitá-lo. Quem respeita, respeita. Quem tem medo, tem medo. Simples assim!

Entender essa diferenciação é muito importante para não enxergar a angústia do medo do chefe como algo normal. Porque não é. Afinal, o chefe não está, de fato, acima de você (pelo menos não como ser humano). Além disso, ele não é o seu dono. Você não pertence a ele. Portanto, o medo se torna algo irracional.

Porém, sabemos também que alguns comportamentos dos chefes podem provocar esse medo. Assim sendo, é necessário avaliar cada caso de forma isolada e subjetiva, a fim de encontrar os gatilhos emocionais por trás do medo, com o intuito de “tratá-los”.

Além disso, outras questões podem ser consideradas, como vemos logo abaixo:

1. Entenda que o seu chefe é um líder, não um adversário

O seu chefe é um líder. Ele está ali para auxiliar os liderados, apontando bons caminhos e dando o suporte necessário no dia a dia. Logo, em hipótese alguma ele deve ser enxergado como um adversário.

Sendo assim, comece a ver o seu chefe por outra perspectiva! Às vezes, nossa própria mente monta uma imagem irreal sobre a outra pessoa. Tome cuidado quanto a isso.

2. Pense nos motivos pelos quais você tem medo

Analise, friamente, os motivos pelos quais você tem medo do chefe. O que lhe faz sentir medo? Você tem medo, exatamente, do quê? Essas perguntas podem fazer você enxergar o seu medo com mais clareza, percebendo-o como algo sem sentido.

3. Converse francamente com o seu chefe

Se você ainda estiver sentindo muito medo do chefe, que tal conversar com ele? Você não precisa ter vergonha de admitir que, em algumas circunstâncias, se sente inseguro. Quem sabe ele pode lhe dar um apoio e você passar a enxergá-lo de outra forma?

4. Aproxime-se do seu chefe e conheça-o melhor

Que tal se tornar mais “amigo” do seu chefe? Às vezes, ele pode ter uma aparência de “durão”, e no fundo é uma pessoa muito doce e gentil – basta abrir caminho para criar uma relação interpessoal mais profunda. Faça o teste!

5. Busque ajuda em casos de assédio moral

Se no seu caso estivermos falando de um medo do chefe em decorrência do assédio moral, busque ajuda! Você não precisa aceitar as ofensas e imposições do chefe. Converse com o RH da empresa, procure o seu sindicato e contate um advogado.

Neste caso, não existe aproximação que salve e minimize a culpa do chefe. Se ele é um abusador, merece ser punido. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.