Conheça os 5 principais vilões da produtividade

Conhecer os principais vilões da produtividade pode ajudá-lo a evitar esse tipo de “ladrão de resultados” que, muitas vezes, aparece em nossa rotina. Dessa maneira, será possível estabelecer um cotidiano mais organizado e efetivo, seja no trabalho ou nos estudos.

Acompanhe este texto e saiba mais!

5 principais vilões da produtividade

Os principais vilões da produtividade são, em sua maioria, silenciosos e, em grande parte, nem nos damos conta de suas presenças em nossas vidas. Por conta disso, fazer uma avaliação da rotina e dos resultados pode ajudar a detectar esse “gaps” e, assim, aumentar as chances de obter bons resultados.

Vejamos, a seguir, quais são esses vilões:

1. Sobrecarga de tarefas e falta de limites

A sobrecarga de tarefas costuma roubar as nossas chances de termos uma rotina produtiva e qualificada. Afinal, como será possível atingir bons resultados se a carga de trabalho sempre ultrapassar aquilo que está dentro das nossas possibilidades? Pois é!

Por isso, avalie até que ponto a sua agenda está realmente organizada, ou se você tem, simplesmente, aceitado toda e qualquer demanda que chega até você.

2. Falta de planejamento e de prioridades

A falta de planejamento e de prioridades é outro ponto que deve ser considerado quando pensamos nos principais vilões da produtividade. Até porque, como poderemos conquistar um dia produtivo se sequer sabemos o que realmente deve ser feito primeiro?

Sendo assim, comece a avaliar como tem sido o planejamento da sua agenda e verifique se você realmente está elencando as suas prioridades da forma correta.

3. Métodos e técnicas ultrapassadas

Utilizar métodos e técnicas ultrapassadas pode ser um dos maiores erros no trabalho e nos estudos. Apesar de determinadas técnicas terem funcionado no passado, é possível que, hoje, novas tendências estejam fazendo parte do dia a dia das pessoas.

Nesses casos, é importante investir em novos conhecimentos e no aprimoramento de habilidades para, assim, implementar estratégias e técnicas que realmente otimizem a sua produtividade.

Ao mesmo tempo, cuidado com o excesso de ferramentas para “organizar”, pois, às vezes, elas mais pioram a situação do que ajudam, ok?

4. Redes sociais e conversas paralelas

As redes sociais, sem dúvidas, podem ser consideradas um dos principais vilões da produtividade. Afinal, quem nunca se viu perdendo tempo na rede social enquanto deveria estar executando uma tarefa importante?

Além delas, as conversas paralelas no trabalho também pode ser um grande problema.

Por isso, é muito importante que você avalie até que ponto essas conversas e visitas às redes sociais têm afetado a sua rotina, buscando estabelecer limites para tais práticas.

5. Desorganização da mesa e das demandas

Apesar de muitas pessoas se assumirem como desorganizadas, a verdade é que esse tipo de postura pode roubar a chance de aumentar a produtividade no trabalho. Até porque, como será possível ser mais produtivo quando há a necessidade de se investir tempo e dedicação para procurar alguma coisa importante? Pois é!

Por conta desse fator, começar a organizar melhor a mesa e até mesmo as demandas de trabalho, como pastas no computador, é um dos passos para vencer os principais vilões da produtividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.