Primeiros sintomas de gravidez: Veja quais são

Os primeiros sintomas da gravidez mais característicos que costumamos ouvir são os associados com os enjôos e o atraso da menstruação. Porém, muitos outros sinais (até mesmo mais sutis) podem representar de que a mulher possa ter engravidado.

Se você está em dúvida sobre quais são estes sintomas, então acompanhe nosso conteúdo de hoje e saiba mais sobre o assunto.

Primeiros sintomas de gravidez

Relação sexual sem preservativo, esquecer-se de tomar a pílula anticoncepcional ou o coito interrompido pode ter deixado dúvidas e, não importa o motivo primordial, se você chegou até aqui, é possível que esteja com sintomas de gravidez ou imaginando que está grávida.

E antes de fazer o teste de farmácia, nada mais coerente do que observar o próprio corpo, não é mesmo? Para tanto, veja a lista de sintomas e atente-se para as possíveis compatibilidades com o seu caso:

1- Sonolência e desatenção

Especialmente durante ou depois de uma refeição, a mulher grávida pode sentir uma sonolência absurda, que está envolvida diretamente com a produção do hormônio progesterona no organismo. A sonolência é tão intensa que, em alguns casos, a mulher pode se sentir incapaz de raciocinar ou conversar.

Além disso, a sua capacidade de observação, atenção e memória também podem ficar afetadas por conta dos altos níveis deste hormônio. Com isso, é muito comum que a gestante esbarre em móveis, tropece com facilidade e se esqueça de coisas importantes.

2- Primeiros sintomas de gravidez: Manchas na pele

A produção de melanina também fica mais intensa durante a gestação, fazendo com que os mamilos fiquem mais escuros e manchas surjam na barriga, nos seios e até mesmo no rosto, especialmente se a mulher se expor muito tempo ao sol.

3- Aumento na vontade de urinar

Conforme o útero começa a crescer, o mesmo é capaz de pressionar a bexiga, causando um aumento na sensação de vontade de urinar. Em alguns casos, as mulheres grávidas podem perceber até mesmo sintomas de incontinência urinária.

4- Mamas inchadas e doloridas

Assim como acontece na TPM, as mamas tendem a ficar mais inchadas e doloridas, devido ao aumento de hormônios específicos, como o estrógeno e a prolactina. Além disso, como já mencionamos, o mamilo tende a ficar mais escurecido e também pode endurecer um pouquinho.

5- Primeiros sintomas de gravidez: Atraso na menstruação

O atraso na menstruação é um dos primeiros sintomas de gravidez que mais ouvimos falar. Porém, algumas mulheres podem apresentar um leve sangramento, mesmo grávidas, que pode ser resultado da fixação do embrião na parede do útero. Por isso, atente-se para a quantidade do seu fluxo e observe se há a possibilidade de haver uma gravidez.

6- Náuseas e vômitos

Por fim, alguns hormônios produzidos em demasia durante a gestação podem causar o aumento de saliva, o que faz com que essa produção cause um mal-estar no estômago e na boca. Em consequência disso, a mulher tende a sentir náuseas e vômitos, especialmente pela manhã, sendo este um dos primeiros sintomas de gravidez que mais chamam a atenção.

Observe os sinais do seu corpo e, em caso de suspeita de gravidez, faça o teste de farmácia ou o exame de sangue para confirmar a gestação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.