Qual é o primeiro passo de um planejamento?

Saber qual é o primeiro passo de um planejamento é muito importante para que o processo seja iniciado da melhor forma possível. Assim, você começará com um direcionamento que tenha mais sentido e que seja baseado na sua realidade.

Porém, qual é esse primeiro passo? O que devemos considerar antes de traçar metas e planos novos? A seguir, trouxemos algumas reflexões que podem responder a esse questionamento.

Qual é o primeiro passo de um planejamento?

Basicamente, podemos dizer que o primeiro passo de um planejamento é o autoconhecimento. Sim, é ele mesmo.

Quando praticamos o autoconhecimento, temos a chance de ter uma visão mais clara do que temos no presente, quais são os nossos gostos e sonhos, bem como o que temos de limitação no momento.

Tudo isso pode servir de base na hora de começarmos a pensar em nossas metas, moldando um passo a passo para o nosso futuro.

Pois, por exemplo, vamos supor que você tenha o propósito de comprar uma casa em breve. Essa informação é muito importante, e diz respeito a um desejo seu, baseado no seu autoconhecimento.

Porém, ela, sozinha, talvez não baste. Você precisa se autoanalisar e ir além: O que é preciso para comprar a casa? Bem, possivelmente você dirá: o dinheiro da entrada.

Certo! Então você já foi mais a fundo: sabe que, hoje, não possui o dinheiro para dar entrada na sua casa. Logo, é preciso colocar isso no seu plano para o futuro.

No entanto, apenas colocar “quero mais dinheiro” no seu plano também não basta. É preciso mergulhar um pouco mais na análise.

Por exemplo, avalie quanto você recebe hoje e quanto poderia começar a poupar, a partir do mês que vem, para conquistar o seu sonho da casa própria. Se o valor estiver muito baixo, pode ser interessante pensar em outros trabalhos que possam complementar a renda e ajudá-lo a juntar o dinheiro que precisa.

Perceba como novas demandas, metas e objetivos vão surgindo à medida que você pensa e reflete sobre quem é, o que tem e o que realmente quer para a sua vida.

Por isso, dizemos que o primeiro passo de um planejamento é, claramente, o autoconhecimento.

Saber onde estamos nos ajuda a direcionar nosso futuro

Sem dúvidas, saber onde estamos é muito importante para o nosso futuro. Afinal, podemos ser mais assertivos na hora de traçarmos metas e objetivos que nos ajudem a desenvolver uma rotina promissora e bastante interessante.

Caso contrário, podemos começar a criar passos e metas que escapam dos nossos limites e da nossa realidade atual, o que poderia resultar em situações de frustração, por exemplo.

Isso porque, se você quer comprar uma casa, mas, não sabe quanto precisa juntar, nem como fará isso, e apenas coloca a meta “comprar uma casa” na sua lista, é possível que, com o passar do tempo, você veja o sonho não sendo realizado e a frustração sendo instaurada na rotina.

Por isso, praticar o autoconhecimento pode ser o primeiro passo de um planejamento. Considere isso. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.