Como se preparar para concursos de Tribunais

Saiba tudo para começar sua carreira jurídica

Os concursos de Tribunais oferecem ótimas oportunidades para você ingressar na carreira de Órgãos Federais, Estaduais ou Municipais.

Porém, para garantir uma vaga em alguma dessas áreas o candidato deve estar bem preparado e, para isso, o investimento em estudos e cursos preparatórios é essencial.

Veja como se preparar para concursos de Tribunais -- Reprodução Canva
Veja como se preparar para concursos de Tribunais — Reprodução Canva

No entanto, a maioria das pessoas que pretendem fazer o concurso possuem uma rotina cheia, pois muitos ainda estão na faculdade ou já possuem um trabalho, o que dificulta um pouco na hora da preparação.

Mas isso não é problema para quem tem perseverança e vontade de crescer, pois é preciso muita dedicação e foco nos estudos para alcançar seus objetivos.

Por isso, hoje vamos ajudar você a realizar esse sonho, continue com a gente até o final e conheça dicas importantes para você dar um salto na carreira e se destacar na profissão escolhida!

Veja o que estudar para os Concursos de Tribunais 

Primeiramente, se você ainda está estudando para se tornar um profissional qualificado, já deve saber que não é fácil manter uma rotina de estudos. Assim, é necessário muito esforço e dedicação para garantir bons resultados finais.

São inúmeras matérias e conteúdos para estudar e se especializar, portanto, planejamento e organização são palavras de ordem para obter um bom desempenho para essa área.

A grade de matérias que devem ser estudadas são básicas, algumas das disciplinas cobradas nos editais são as seguintes: Informática, Raciocínio Lógico, Ética, Português, Administração Pública, Direito Constitucional e Direito Administrativo.

No entanto, alguns editais exigem algumas matérias específicas, que devem ser divulgadas junto com o Edital do Concurso, por exemplo as Legislações e Decretos.

Dicas de como melhorar os estudos para os Concursos de Tribunais

Ter um plano de estudos é primordial para absorver todos os conteúdos e ter bons resultados na hora de prestar um Concurso de Tribunal.

Sendo assim, além da prova com questões de múltipla escolha, as provas discursivas também podem ser cobradas, então vale a pena ficar atento às atualidades do momento pois esse tema cai junto a parte técnica de cada área. 

Praticar a escrita é fundamental para fazer uma boa redação, então procure também fazer textos sobre temas atuais e de grande repercussão na mídia. Isso porque o que está em destaque pode ser o tema da prova discursiva.

Revisar sempre a matéria também é uma maneira simples de obter informações, pois esta é uma forma de mostrar para seu cérebro que é preciso registrar tudo o que você estudou.

O simulado é um ótimo aliado para quem vai realizar pela primeira vez a prova, fazer avaliações anteriores do mesmo concurso é ótimo para ver quanto tempo você vai levar para terminar as questões.

Conheça os melhores Concursos de Tribunais

Iniciar a carreira no Tribunal é o sonho de muitas pessoas, principalmente para os estudantes de Direito. Mas, para ingressar nessa área, o estudante deve focar nos estudos e estar sempre atento aos concursos oferecidos.

Assim, saiba que os cargos mais disputados são aqueles de Tribunais Regionais Federais, onde oferecem uma excelente remuneração que atrai concurseiros de todas as regiões.

Um Técnico Judiciário nível médio, por exemplo, ganha em média R$7.591,37. E ainda sabe-se que um Analista de nível superior do mesmo órgão chega a receber em média R$12.456,30.

Porém, a remuneração nos casos dos Tribunais de Justiça pode variar conforme o Estado. Há exceção no caso do Tribunal do Distrito Federal e Territórios (TJ-DF) que equivalem aos Tribunais da União.

Saiba onde o local do Concursos de Tribunais 

Os Concursos de Tribunais geralmente são realizados em todas as regiões do país. Sendo assim, você pode encontrar uma boa oportunidade em um Tribunal próximo à sua cidade.

A maioria dos Concursos de Tribunais fica a cargo de duas instituições. A primeira é a Fundação Carlos Chagas (FCC), mas também há o Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

Dessa maneira a familiarização do candidato com os estilos das provas pode ser facilitada. Assim, é só pesquisar pelas avaliações anteriores para se inspirar nas formas aplicadas.

Porém, as provas nunca serão iguais, mas sabemos que há semelhanças no seu “esqueleto”, então fique atento!

Esperamos que todas essas dicas sejam úteis para que você dê o seu melhor e busque tudo o que sempre almejou!

Por fim, agora que você já sabe como se preparar para o Concurso de Tribunal, não perca tempo! Comece os estudos e garanta uma vaga nessa área para você mudar de vida. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.