Primeiro dia do Enem ficou marcado por abordar questões relevantes para a sociedade

O tema da redação do Enem 2021 não foi o único assunto que chamou a atenção dos candidatos no primeiro domingo do exame. 

Conhecimentos em História e Cultura do Brasil e habilidades de interpretação de texto foram indispensáveis para resolver as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Canções compostas e popularizadas por nomes como Chico Buarque, Gonzaguinha e Zé Ramalho foram utilizadas como base para falar sobre gênero, raça, desigualdade social, entre outros assuntos comumente abordados no exame. 

Para o professor de História e coordenador editorial do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior, o primeiro dia de prova trouxe questões atuais e essenciais ao cenário nacional. 

“Como de costume, o Enem abordou assuntos que estão muito ligados ao cotidiano dos brasileiros. Temas como desigualdade, por exemplo, estiveram presentes na prova e são muito relevantes para compreender a sociedade brasileira.”

Na redação, os estudantes precisaram discorrer sobre “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. 

No total, cerca de três milhões de brasileiros chegam à fase adulta sem certidão de nascimento, segundo dados oficiais mais recentes. 

Durante a pandemia, benefícios como o auxílio emergencial e até mesmo a vacina contra a covid-19 não podem ser acessados sem documentos oficiais que, por sua vez, só podem ser tirados com a certidão de nascimento.

Embora o tema não seja considerado polêmico, levanta um debate importante para o reconhecimento da cidadania de milhões de brasileiros. 

“O Estado só consegue executar políticas públicas se os dados do Registro Civil forem confiáveis. A falta de documentos mantém milhões de brasileiros invisíveis para políticas e programas fundamentais para garantir a cidadania dessas pessoas”, afirma o coordenador do Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino, Wilson Galvão.

Para ele, o tema da redação foi uma continuidade dos assuntos debatidos nas questões objetivas.

“O primeiro dia de prova manteve uma coerência ao longo das questões e também da redação, porque falou sobre assuntos muito importantes para pensar a sociedade brasileira”. 

Primeira etapa

No último domingo (21), os candidatos resolveram 90 questões objetivas, 45 de Ciências Humanas e outras 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. No próximo domingo (28), é a vez de demonstrar os conhecimentos em Ciências da Natureza e Matemática.

Em 2021, pouco mais de 3,3 milhões de jovens se inscreveram para prestar o Enem. O exame é uma das principais portas de entrada para a universidade no Brasil. 

As notas conquistadas no Enem também dão direito a participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema Positivo de Ensino.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio emergencial: PF aponta fraudes de R$ 10 milhões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.