O planejamento financeiro é para todas as situações e metas pessoais 

O planejamento financeiro é para todas as situações e todas as metas pessoais. Confira alguns pontos relevantes e viabilize uma poupança!

O planejamento financeiro pessoal é pertinente para todas as pessoas, independentemente de sua situação financeira atual. Sendo assim, é viável que um planejamento seja feito por inadimplentes, novos investidores, poupancistas, bem como, por pessoas que estão em uma situação financeira favorável. Ou seja, todas as pessoas devem ter clareza sobre os seus objetivos e quais ações devem ser tomadas.

O planejamento financeiro é para todas as situações e todas as metas pessoais 

É muito importante que você tenha clareza sobre em qual grupo de pessoas você se encaixa. Para isso, você deve realizar um mapeamento da sua situação financeira. Separe os custos variáveis e os custos fixos. Verifique quais são as possíveis trocas financeiramente viáveis que podem ser feitas, considerando o seu estilo de vida atual.

Ferramentas específicas para gestão

Sendo assim, você pode fazer o uso de ferramentas de gestão ou aplicativos para que você saiba o caminho exato do seu dinheiro, de maneira que você possa analisar um plano de ação.

É muito importante ressaltar que esse plano de ação não precisa ser radical. Você pode realizar algumas trocas importantes, como trocar produtos bancários tarifados por opções sem anuidade. Uma vez que as fintechs oferecem uma gama de produtos qualificados, sem nenhuma tarifa.

Dessa forma, você pode direcionar o valor economizado para uma poupança, modificando o seu fluxo financeiro, ainda que seja algo perceptível considerando apenas um longo prazo.

Renegocie dívidas 

Além disso, caso a sua situação financeira esteja negativa, é importante que realize negociações financeiras. Para essa finalidade, ressaltamos que dentro deste mês de novembro, a Febraban e o Banco Central do Brasil estão realizando um evento interessante para os inadimplentes. Trata-se de um mutirão voltado para que você consiga negociar suas dívidas com descontos de até 90%.

Serasa e o Auxílio Dívida

Além disso, a Serasa também realiza o seu Feirão Limpa Nome anual. Todavia, neste ano, a Serasa está realizando o feirão com um auxílio dívida. Sendo esse um benefício referente a um valor para quem negociar a sua dívida e pagar a primeira parcela. Sendo assim, esses podem ser pontos importantes para que você faça um planejamento financeiro.

No entanto, mesmo que a sua situação financeira pessoal esteja positiva, é importante que você faça um planejamento para viabilizar uma reserva de emergência e alcançar suas metas de longo prazo.

Faça da poupança um hábito

Por isso, a viabilização da poupança é para todas as pessoas. Por outro lado, caso a sua situação esteja negativa, faça da poupança um hábito. Posteriormente, você coloca o seu foco nos valores guardados. Pois, ao focar em seus hábitos, você eleva a sua chance de sucesso financeiro, ainda que precise de mais tempo do que outras pessoas em outras situações. Lembre-se de que o seu processo pode ocorrer de maneira positiva, ainda que não ocorra de forma linear. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.