Previsão de crescimento da oferta nacional dos principais derivados de petróleo

A previsão de crescimento da oferta nacional dos principais derivados de petróleo é um dos apontamentos do PDE 2031. Saiba mais!

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 traz informações sobre a importação de petróleos e sobre a produção nacional de derivados de petróleo.

Arab Light e Basrah Light

A importação de petróleos parafínicos da Arábia Saudita e do Iraque para processamento na refinaria Reduc, visando à produção de óleos básicos lubrificantes, responde por uma parcela significativa dos volumes importados, informa o de acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Outros tipos de petróleo

A importação de outros tipos ocorre principalmente por oportunidades comerciais e pela necessidade de adequação da qualidade da cesta de petróleos em algumas refinarias. Entre outros petróleos importados pelo Brasil nos últimos anos, destacam-se: Agbami (Nigéria), Algerian Condensate (Argélia) e Eagle Ford (EUA). 

 Produção nacional de derivados de petróleo

De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, em consequência da pandemia de covid-19 e da introdução da nova regulamentação para o óleo combustível marítimo (IMO 2020), as refinarias nacionais adaptaram o seu mix de produção em 2020 para atender às variações do consumo doméstico de combustíveis e as oportunidades de exportação.

Previsão de crescimento da oferta nacional dos principais derivados de petróleo

 Com o aumento gradativo do fator de utilização das refinarias ao longo do período, projeta-se um crescimento da oferta nacional dos principais derivados de petróleo. Destaca-se, em especial, o aumento da produção de GLP, nafta e óleo combustível no decênio, informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Os valores analisados incluem a produção de refinarias, centrais petroquímicas, unidades de processamento de gás natural, unidade de industrialização de xisto, e outros produtores.

Outros energéticos e não energéticos 

Outros energéticos e não energéticos incluem: benzeno, butano especial, MTBE, n-parafina, parafinas, propeno, resíduo aromático, resíduo asfáltico, solventes, tolueno e xilenos, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Perfil de produção das refinarias nacionais

De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, outros secundários de petróleo incluem asfaltos, coque verde de petróleo, lubrificantes e solventes.

Balanço nacional dos principais derivados de petróleo

Após declínio em 2020, as importações líquidas de derivados de petróleo deverão crescer gradativamente, superando a máxima histórica ao fim do período decenal, analisa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

As importações de derivados recuaram em 2020, por conta principalmente dos efeitos da pandemia de covid-19 sobre o consumo de combustíveis, informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 através divulgação recente do Ministério de Minas e Energia (MME).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.