Como se preparar emocionalmente para o Enem?

Se preparar emocionalmente para o Enem pode lhe ajudar a se manter mais tranquilo e concentrado durante a prova.

Afinal, quando não damos atenção para as nossas emoções, elas podem comandar as nossas ações e, em muitos casos, “escorregarem” para o físico: aparecendo como uma enxaqueca, dor de barriga, etc.

Assim sendo, neste conteúdo priorizamos algumas medidas que podem lhe ajudar a ter um suporte emocional para o Enem. Leia este texto até o fim e saiba mais.

Como se preparar emocionalmente para o Enem?

Mas afinal, existe algum segredo de como se preparar emocionalmente para o Enem? Na verdade, não é segredo nenhum o que vamos lhe mostrar neste texto. Apenas elencamos ações simples e que podem ser postas em prática por qualquer pessoa que queira se sentir mais tranquila na hora da prova. Veja:

1- Foque em tudo o que você já estudou e use isso ao seu favor

Cuidado com os pensamentos sabotadores. Muitas vezes as emoções negativas surgem porque focamos naquilo que deixamos de fazer. Nesse caso, esses pensamentos podem aparecer como forma de algo que você não estudou profundamente. Mas, ao invés de focar isso, foque em tudo o que você já fez – isso trará mais confiança.

2- Tenha momentos de lazer e relaxamento

Especialmente nos dias que antecedem a prova, procure ter momentos de lazer e relaxamento. Faça algo que você gosta, invista num hobby e descanse a sua mente e o seu corpo. Tudo isso lhe ajudará a manter a saúde mental mais equilibrada.

3- Cuide bem do seu sono e da sua rotina

Cuidar do seu sono também é importante. Portanto, crie uma rotina de sono que seja adequada às suas necessidades físicas. Mantenha o mesmo horário para dormir e acordar, e respeite isso.

Além disso, inclua outros hábitos saudáveis em seu dia a dia, como a prática de exercícios físicos, uma alimentação mais saudável, e assim por diante. Quanto mais você cuidar da sua mente de uma maneira geral (e não apenas pensando na prova), melhor você se sentirá.

4- Converse com as pessoas sobre as suas expectativas

Conversar com quem você confia também pode ajudar. Para isso, fale sobre as suas expectativas, anseios e desejos.

Essas conversas podem ser essenciais na hora de se preparar emocionalmente para o Enem, afinal, quando falamos, nós escutamos a nós mesmos; ouvimos a opinião alheia; abrimos a mente e descarregamos nossas angústias. Experimente.

5- Entenda e aceite as suas limitações

Entender quais são as suas limitações também é importante na hora de se preparar emocionalmente para o Enem.

Compreender essas limitações ajuda na hora de não se cobrar tanto para atingir um resultado irreal.

Aceite que você pode ser melhor em uma matéria e entenda as suas dificuldades na outra, ao invés de querer, a todo momento, ultrapassar esses limites – ainda mais se isso custar a sua saúde mental no hoje.

Até porque, convenhamos, se sobrecarregar de estudos com uma matéria que você tem dificuldade pode piorar a aprendizagem. Vá sempre no seu tempo e dentro de um cronograma hábil – não existe milagre.

Esperamos que essas dicas possam ser úteis para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.