Como melhorar a concentração no Enem?

Para melhorar a concentração no Enem é necessário manter a tranquilidade e um preparo emocional para o momento. Embora a ansiedade possa aparecer, isso não quer dizer que ela precisa “dominar” os seus pensamentos e ações.

Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões que podem lhe ajudar a se preparar para a prova e assim melhorar a sua concentração. Acompanhe.

Como melhorar a concentração no Enem?

Existem muitas ações que podem lhe ajudar a melhorar a concentração no Enem. Caberá a você testar aquilo que faz mais sentido e assim avaliar os seus resultados em cima disso.

Veja agora, portanto, quais são essas ações que mencionamos:

1- Beba água durante a prova

Manter o corpo bem hidratado é de suma importância para o bom funcionamento do organismo. Mas, além das funções vitais, a água é capaz de aumentar a capacidade de concentração, foco e raciocínio. Portanto, nada de ficar desidratado: leve a sua garrafinha com você.

2- Aguarde alguns instantes quando perceber que “deu branco”

O “branco” que pode aparecer na mente é super comum e natural. Não se desespere se isso acontecer. Na verdade, inundar a mente com pensamentos negativos ao “esquecer” de algo pode piorar ainda mais a sua recordação do assunto.

Sendo assim, se perceber que deu branco, respire fundo e conte até dez. Tranquilize-se. Se você estudou corretamente, em algum momento a lembrança virá à tona.

3- Respire fundo e leve oxigenação para o seu cérebro

De tempos em tempos, pause a sua prova e respire fundo, vagarosamente. Isso levará mais oxigênio para o seu cérebro e vai lhe ajudar a melhorar a concentração no Enem. Além disso, a respiração profunda ajuda a manter a calma e a tranquilidade durante a atividade.

4- Pense em afirmações que trazem conforto para você

Nada de ficar pensando que você não é capaz ou pensando que não estudou o suficiente. As afirmações negativas só vão criar descargas de medo, ansiedade e estresse, que podem atrapalhar o seu foco.

Sendo assim, procure mentalizar afirmações mais positivas como: “eu estudei”, “vou devagar”, “vou conseguir”, “eu sei o conteúdo”, etc.

5- Lembre-se de que você se preparou

E por falar em “eu estudei”, uma das formas de melhorar a concentração no Enem é justamente trazer à mente a ideia de que você se preparou. Ou seja, em algum momento você se recordará de tudo que estudou nos últimos meses, se mentalizar que está preparado.

Além de melhorar a concentração, esse pensamento também pode espantar aquele frio na barriga ruim e aquela ansiedade que aumenta o estresse.

6- Mentalize que você não está sozinho

Embora na hora da prova seja cada um por si, lembre-se de que você não está sozinho nessa jornada. Existem muitos outros estudantes que estão ali batalhando pelo mesmo.

Esse pensamento pode tranquilizar a nossa mente, pois não gostamos de nos sentir sozinhos diante de um desafio, e quanto mais pessoas estão “no mesmo barco”, ficamos mais tranquilos.

E, obviamente, essa tranquilidade é uma peça-chave na hora de melhorar a concentração no Enem.

Experimente as nossas dicas e boa prova!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.