Preços dos combustíveis devem seguir em alta durante 2021

Os brasileiros devem se preparar para aumento de preços em 2021. O ano ainda está no início, mas os combustíveis já passaram por vários reajustes. E seu preço deve continuar subindo. Em 2021, a gasolina vendida nas refinarias, pela Petrobras, já acumula alta de 22%. Já o diesel acumula alta de 10,7%. Na bomba, o valor e aumento são ainda maiores, já que o preço tem acréscimo de impostos e margens de lucro de revenda e distribuidoras.

A energia elétrica dos brasileiros também deve encarecer. Em 2021, as tarifas podem apresentar crescimento de 13%. A informação foi dada por André Pepitone, diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa TR Soluções calculou e previu aumento de 14,5%, em média, no Brasil. Mas no Centro-Oeste, os cálculos indicaram aumento que pode ser de mais de 21%.

De acordo com Paulo Tavares, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Lubrificantes e Combustíveis (Sindicombustíveis-DF), estoques que os postos compraram antes do reajuste de preço da Petrobras já foram todos utilizados. “Vendo, em média, 10 mil litros por dia. Porém, ontem (terça-feira), vendi 15 mil litros porque os clientes sabiam que viria aumento”, disse ele ao Correio Braziliense.

O preço ditado pela Petrobras leva em conta o câmbio e o valor do barril de petróleo. Essas duas variáveis estão em alta. Por isso, há aumento no valor dos combustíveis. A conta de luz tem ainda mais agravantes. Essas contas possuem alta incidência de impostos, com a alíquota do ICMS variando entre 25% e 35% dos estados. Há também política incluindo vários encargos e subsídios divididos entre todos os consumidores brasileiros por tarifa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.