Práticas saudáveis para a rotina do estudante

Existe uma série de práticas saudáveis para a rotina do estudante se tornar mais leve, prazerosa e interessante. Inclusive, algumas dessas práticas ajudam na hora de melhorar a memorização e a concentração.

A seguir apresentamos algumas dessas práticas com o intuito de ajudar a você a extrair o que há de melhor na sua fase de estudante. Acompanhe e saiba mais! 🙂

5 práticas saudáveis para a rotina do estudante

Como mencionamos acima, existem muitas práticas saudáveis para a rotina do estudante, porém, nos atemos às 5 que mais podem promover resultados “rápidos”, podemos assim dizer. Veja:

1. Priorizar o seu descanso e praticar a higiene do sono

O seu descanso deve ser uma das maiores prioridades da sua vida. Sem ele você prejudica a sua concentração, o seu humor, a sua saúde física e até mesmo a sua aprendizagem. Isso porque quando dormimos e descansamos mal, nosso cérebro sofre com isso.

Sendo assim, implemente a higiene do sono na sua rotina e estabeleça um horário fixo para dormir e acordar. Assim o seu relógio biológico fica regulado e, ainda, o seu corpo passa a se sentir mais disposto durante o dia e sonolento à noite, sendo essa a rotina perfeita para fazer com que o nosso cérebro funcione efetivamente.

2. Encontrar o melhor horário e os melhores métodos para estudar

Saiba qual é o seu melhor horário para estudar. Para isso, teste estudar de manhã, outro dia de tarde e outro à noite. Desse modo você poderá descobrir em qual desses períodos você se sente mais focado e ativo, podendo investir na sua aprendizagem de uma maneira efetiva.

Além disso, uma das principais práticas saudáveis para a rotina do estudante é encontrar o melhor método de aprendizagem. Descubra se você gosta mais de ler, fazer mapa mental, ouvir ou assistir. Assim você encontra aquela fonte de conhecimento que pode impulsionar os seus resultados.

3. Alimentar-se bem

A sua alimentação precisa ser rica em frutas, verduras, legumes, proteínas e grãos saudáveis. Afinal, quanto melhor é nossa alimentação, mais “combustível” damos para o nosso cérebro se desenvolver e aprender coisas novas.

Uma má alimentação pode, inclusive, atrapalhar a assimilação e memorização dos novos conhecimentos. Portanto, cuidado, hein? Cuide para não consumir apenas alimentos que podem ser nocivos à saúde.

4. Praticar exercícios prazerosos

Tenha uma vida ativa e pratique exercícios que possam despertar o prazer e o bem-estar em você.

Se você é sedentário, pode ser que no começo tenha uma certa dificuldade para encontrar uma boa opção de exercício. Mas é muito importante não desistir! Procure por algo que faça com que você se sinta bem, nem que para isso você precise participar de grupos com outras pessoas que também amam um esporte/exercício.

O importante é mexer o corpo para manter a mente ativa e a saúde em dia.

5. Ter momentos de descontração e diversão

Viva momentos de descontração e diversão, e não abra mão da sua vida social. Apenas aproveite-a de uma forma saudável e com equilíbrio.

Afinal, dentre as práticas saudáveis para a rotina do estudante não poderíamos deixar de fora uma vida feliz e repleta de pessoas que amamos, não é mesmo? Cuide das suas emoções investindo em práticas que lhe façam bem, e use isso com sabedoria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.