Poupança: um conceito que impacta a sua relação com suas finanças pessoais

A poupança é um conceito que impacta a sua relação com suas finanças pessoais. Confira dicas para o seu planejamento financeiro!

Você pode viabilizar uma poupança de maneira positiva e orgânica dentro de um planejamento financeiro faseado. Para isso, você deve realizar o mapeamento de suas finanças pessoais, separando os seus custos fixos de seus custos variáveis.

Poupança: um conceito que impacta a sua relação com suas finanças pessoais

É comum abdicar da poupança quando não é possível direcionar um valor fixo para essa finalidade mensalmente. Entretanto, você pode adotar a poupança como um conceito e direcionar os valores de maneira faseada e não linear.

Questione seus hábitos

Ao adotar a poupança como um conceito flexível na sua rotina você irá focar em seus hábitos de compra e consumo. Dessa maneira, você deve direcionar para a poupança todos os valores economizados, independentemente se foram valores irrisórios.

Dessa forma, você irá analisar naturalmente o seu fluxo pessoal e questionar os seus impulsos de compra; o que será de grande valia para o seu futuro de forma abrangente.

Faça trocas econômicas 

Ao analisar os seus hábitos é possível que você modifique pontos importantes na sua rotina, sem abdicar de serviços bancários. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de tarifas.

Da mesma maneira, você pode trocar a sua conta bancária comum por uma conta digital. Dessa forma, você estará gerando economia na sua rotina e mantendo o padrão no que se refere às operações bancárias.

Poupe todos os valores economizados

Entretanto, considerando o conceito da poupança como um objetivo, você deve direcionar o valor economizado mensalmente para a sua poupança. Provavelmente, você irá economizar valores baixos ao realizar pequenas trocas.

Entretanto, você irá modelar seus hábitos; o que será muito importante para que você não conceitue a poupança como um processo negativo. Dessa forma, você poderá construir uma relação positiva com o seu dinheiro em  longo prazo.

Reveja seu planejamento periodicamente

Posteriormente, você poderá modificar hábitos de compra e consumo e direcionar valores fixos para a sua poupança; bem como, poderá definir metas agressivas. Entretanto, é muito importante que você seja flexível também com o seu próprio processo, pois mudar hábitos requer disciplina e constância.

Não deixe de controlar suas finanças

Por isso, é importante que você não abdique desse controle; já que ao deixar de controlar suas finanças pessoais, você deixa de controlar algo que já está acontecendo na sua rotina.

É importante que você não abdique de controlar suas finanças e faça um planejamento que considere as suas particularidades, conceituando a poupança como uma maneira de se relacionar com o seu fluxo financeiro pessoal. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.