Poupança: tenha uma relação saudável com o seu dinheiro

Tenha uma relação saudável com o seu dinheiro e viabilize uma poupança de forma planejada. Veja dicas importantes!

Você pode fazer um planejamento financeiro definindo suas metas pessoais e viabilizando uma poupança, ainda que a sua situação financeira não esteja positiva.

Poupança: tenha uma relação saudável com o seu dinheiro

É comum que muitas pessoas negligenciem o planejamento financeiro porque não se encontram em uma situação financeira favorável. Entretanto, ao abdicar de planejar suas finanças, você está abdicando de registrar algo que já acontece na sua rotina. Ou seja, negligenciar o seu planejamento financeiro é abrir mão de criar um caminho construtivo para que você tenha uma relação saudável com o seu dinheiro.

Você deve realizar um planejamento flexível

Sendo assim, você deve realizar um planejamento flexível, pois você não pode ignorar a sua situação negativa. No entanto, você pode realizar pequenos ajustes que serão de grande valia para que você alcance suas metas em longo prazo.

É relevante que, no início do seu planejamento, você faça uso de ferramentas de gestão ou aplicativos de finanças. Dessa forma, você poderá obter clareza sobre o cenário atual e direcionar os valores para fins específicos, ainda que sejam valores baixos.

Faça uma poupança com foco em novos hábitos

A reserva de emergência pode ser viabilizada por meio de uma poupança com foco em novos hábitos. Isso significa que, ao adquirir hábitos financeiramente saudáveis, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que tais valores sejam irrisórios.

Dessa forma, você estará focando em seus hábitos, portanto, adquirir novos hábitos financeiros pode ser a sua primeira meta. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, ou ainda, você pode cancelar uma TV a cabo e assinar um serviço de streaming. 

Pequenas trocas geram economia 

São pequenas trocas que geram economia para a sua rotina; ao passo que trazem um fluxo positivo para as suas finanças, ainda que os valores economizados sejam baixos. Posteriormente, você poderá direcionar valores mais elevados para a finalidade da poupança.

Especialistas recomendam que a reserva de emergência seja de, no mínimo, seis vezes o valor de sua renda mensal. Porém, é melhor que você faça uma reserva de emergência com valores baixos, ainda que esteja muito aquém do ideal, a não realizar nenhum tipo de planejamento.

Tenha paciência com o seu próprio processo

Sendo assim, seja flexível e tenha paciência com o seu próprio processo, pois focar em novos hábitos requer disciplina. No entanto, você poderá ter uma surpresa positiva, considerando um período maior de tempo, como um ano, por exemplo. Por isso, é importante que você refaça o seu planejamento periodicamente e revise suas metas, por meio de sua autoavaliação quanto às mudanças em seus hábitos de consumo e compra. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.