Poupança: planejamento flexível e mudanças na sua rotina

A viabilização de uma poupança requer um planejamento financeiro pessoal adaptável. Confira algumas dicas relevantes!

A viabilização de uma poupança requer um planejamento financeiro pessoal adaptável. Isso porque é possível que você viabilize uma poupança, ainda que a sua situação orçamentária não esteja favorável.

Poupança: planejamento flexível e mudanças na sua rotina

É muito comum que as pessoas adiem o planejamento financeiro porque não estão numa situação financeira positiva. Entretanto, a viabilização da poupança pode ser feita de forma flexível, considerando as mudanças de hábitos de rotina.

Faça um planejamento adaptável

Sendo assim, é cabível que você faça um planejamento que seja adaptável, de modo que você considere o faseamento de suas metas pessoais. Dessa forma, você pode definir metas, considerando o curto, médio e longo prazo.

Utilize ferramentas de gestão

Para isso, você pode utilizar ferramentas de gestão, como o Trello ou planilhas comuns; o mais importante é que você faça um controle de rotina, de modo que você saiba quais são todos os seus gastos diários e possa verificar quais são as mudanças cabíveis.

Faça pequenas trocas econômicas

Entretanto, como o seu planejamento financeiro deve ser sustentável, você pode realizar pequenas trocas econômicas. Ou seja, você pode gerar economia trocando fornecedores de serviços e não exatamente cancelando os serviços dos quais usufrui na atualidade.

Por exemplo, você pode cancelar uma TV a cabo e assinar um streaming. Visto que os streamings, como a Amazon Prime, possuem uma mensalidade baixa.

Além disso, você pode cancelar um cartão de crédito tradicional e optar por um cartão isento de tarifas. Já que as fintechs oferecem serviços bancários de forma digital e econômica. Dessa maneira, você estará gerando economia na sua rotina e focando em hábitos financeiramente saudáveis.

Entretanto, dentro de um planejamento financeiro flexível você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que você  ache disfuncional guardar valores baixos.

Foque em hábitos sustentáveis e econômicos

No entanto, você deve focar em hábitos sustentáveis e econômicos.  Sendo assim, ao direcionar valores baixos para a poupança, você estará criando um hábito que pode ser muito resolutivo, pensando em longo prazo. Dessa forma, você estará modificando o seu modelo mental para que você direcione suas finanças positivamente, independentemente de fatores externos.

Controle a sua rotina de forma gradual

Assim sendo, você estará controlando sua rotina de forma gradual. Por isso, é relevante que você comemore pequenas mudanças e foque em hábitos saudáveis financeiramente falando. Posteriormente você poderá ajustar suas metas e direcionar valores fixos para a sua poupança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.