Poupança: planejamento financeiro faseado e conceito flexível

A poupança pode ser parte de um planejamento financeiro faseado dentro de um conceito flexível. Veja dicas!

É possível realizar um planejamento financeiro que considere a poupança como parte do seu fluxo pessoal de modo objetivo e orgânico. Para isso, separe seus cursos entre fixos e variáveis através de uma ferramenta de gestão ou aplicativos financeiros.

Poupança: planejamento financeiro faseado e conceito flexível

Muitas pessoas abdicam da poupança quando não há possibilidade de direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, a poupança pode ser parte de um conceito planejado dentro de uma estrutura flexível nas suas finanças pessoais.

Avalie suas possibilidades de mudanças

Analise dentro da sua rotina quais são seus hábitos que podem ser modificados, considerando seus impulsos de compra e seus hábitos de consumo.

Faça trocas econômicas na sua rotina

É possível realizar trocas simples e eficientes durante esse início no seu processo planejado. Por exemplo, é possível trocar o seu cartão de crédito atual por uma opção sem taxas. Dessa forma, uma economia será gerada, sem que abdique de um serviço relevante na sua rotina.

Poupe todos os valores economizados e visualize o seu processo de forma tangível

Dentro do conceito de poupança flexível, direcione os valores economizados para essa objetividade, ainda que sejam valores irrisórios. Dessa maneira, estará visualizando o seu processo. Por isso, não é aconselhável que coloque o seu foco nos valores monetários no início do seu planejamento financeiro.

Conheça outras opções no mercado de investimentos

Certamente, com o passar do tempo, poderá adicionar valores mais elevados para essa finalidade, visto que a poupança pode ser parte de um conceito e não a sua única opção dentro do mercado de investimentos. 

Visto que é possível estudar outras possibilidades de renda fixa, como o tesouro direto, por exemplo. Entretanto, é muito importante que faça uso desse tipo de processo gradual e flexível para construir uma relação positiva com suas finanças pessoais.

Defina suas metas e seja flexível com o seu processo pessoal

Dessa forma, poderá realizar um planejamento que contemple sua reserva de emergência até o seu plano de aposentadoria. O mais importante é que direcione valores de modo orgânico para que esse processo faça parte do seu fluxo pessoal, e não seja um sacrifício pontual, já que ao conceituar a poupança como algo negativo, a tendência é abandonar todo  o seu planejamento.

Faça adaptações de forma planejada

Portanto, adapte os pontos citados e conceitue a poupança de forma faseada dentro de um planejamento financeiro flexível. Dessa forma, poderá obter um resultado positivo em longo prazo, construindo uma relação eficiente com sua rotina de consumo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.