BPC: idosos com mais de 65 anos NÃO receberão pagamento nesta quarta (01/05); entenda o motivo

BPC: idosos com mais de 65 anos NÃO receberão pagamento nesta quarta (01/05); entenda o motivo

Entenda as mudanças no calendário oficial do BPC e veja como receber os pagamentos

Os beneficiários do BPC, incluindo idosos acima de 65 anos, não poderão receber o pagamento nesta quarta-feira (01/04). Isso porque houve uma alteração significativa no calendário oficial.

Nesse sentido, os participantes que mais sentirão as consequências dessa mudança são aqueles que possuem o benefício com final 6, 7, 8, 9 e 0.

A seguir, entenda melhor sobre o motivo da mudança e o que fazer para receber o pagamento.

Por que não haverá pagamento do BPC nesta quarta?

O BPC é um benefício assistencial do Governo Federal pago pelo INSS. Assim, os repasses seguem o calendário de pagamentos oficial da previdência social para as pessoas que recebem até um salário mínimo.

O INSS realiza os repasses apenas em dias úteis, ou seja, de segunda a sexta. No entanto, esta quarta-feira é considerada um dia não útil, por conta do feriado nacional do Dia dos Trabalhadores.

Por este motivo, os pagamentos de benefícios previdenciários, assim como também do BPC, precisaram ser adiados, uma vez que os bancos não abrirão.

Calendário de pagamentos

Com o adiamento dos repasses, as pessoas com o benefício final 6 receberão apenas na próxima quinta-feira (02). Além disso, os benefícios com final 7, 8, 9 e 0 também serão afetados. Confira como ficou o calendário:

  • Benefício final 6: 02 de maio;
  • Benefício final 7: 03 de maio;
  • Benefício final 8: 06 de maio;
  • Benefício final 9: 07 de maio;
  • Benefício final 0: 08 de maio

Como receber o pagamento do BPC?

Como receber o pagamento do BPC?
Como receber o pagamento do BPC? Imagem: Canva

Ao obter a aprovação do BPC, o beneficiário recebe todas as orientações sobre o saque do seu benefício, assim como o banco responsável pelos repasses.

Dessa forma, adquire um cartão magnético, por meio do qual é possível fazer o saque através do caixas eletrônicos do banco.

Assim, para receber, basta se dirigir ao caixa eletrônico do banco responsável, inserir o cartão magnético e solicitar o saque seguindo as orientações da tela. Por fim, é só inserir a senha para confirmar a operação e retirar os valores.

Quem pode participar do BPC?

O BPC é um benefício assistencial do Governo Federal que se destina para as famílias de baixa renda que se enquadram nas regras de participação. Conheça todas as exigências:

  • Ser pessoa com deficiência ou idoso com 65 anos ou mais;
  • Ter renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo vigente (R$ 353 em 2024);
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Possuir Número de Identificação Social (NIS).

Como se inscrever?

A solicitação do BPC deve ser realizada no INSS. No entanto, antes de fazer o pedido, é preciso de inscrever no CadÚnico.

O CadÚnico é o Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais, que reúne as informações de todas as famílias de baixa renda do Brasil.

Para se cadastrar, o responsável familiar deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. Assim, deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto;
  • Comprovante de renda de todos os membros da família que mora na mesma casa;
  • Comprovante de endereço.

Além disso, durante o atendimento no CRAS, o responsável deverá responder algumas perguntas relacionadas com a renda, escolaridade e outras informações para definir o perfil do grupo familiar.

Solicitação no INSS

Após se inscrever no CadÚnico, o próximo passo é fazer a solicitação no INSS. Mas, para isso, não é necessário comparecer a uma agência física, pois todo o processo é simples e feito de maneira online.

Confira o passo a passo completo:

  1. Em primeiro lugar, acesse o site ou o aplicativo Meu INSS e faça o seu cadastro ou login;
  2. Na página inicial, clique em “Agendamentos/Solicitações” e depois em “Novo requerimento”;
  3. Depois, digite “BPC” na barra de pesquisa e selecione a opção “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência” ou “Benefício Assistencial ao Idoso”, conforme o seu caso;
  4. Em seguida, preencha os dados solicitados e anexe os documentos necessários;
  5. Por fim, confira as informações e conclua o requerimento;
  6. Acompanhe o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Após seguir esses passos, os idosos acima de 65 anos precisam aguardar a aprovação para começar a receber os pagamentos mensais. Porém, as pessoas com deficiência ainda terão que passar pela perícia médica, na data e horário informados durante o processo de solicitação.

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