Poupança, Planejamento e Hábitos Financeiros

Direcione a poupança no seu planejamento financeiro e adote novos hábitos econômicos. Veja dicas!

Viabilize a poupança no seu planejamento financeiro e direcione seus objetivos pessoais

O planejamento financeiro pode ser feito por qualquer pessoa em qualquer situação para viabilizar uma poupança e amparar seus objetivos pessoais.

Sendo assim, é importante que você faça um planejamento que contemple suas metas divididas em curto, médio e longo prazo. Bem como, é importante que você avalie sua situação financeira por meio de um mapeamento.

Faça um mapeamento simplificado sobre seus gastos de rotina

 Esse mapeamento é uma análise simplificada de sua situação atual. Sendo assim, você pode utilizar um aplicativo voltado para finanças ou você pode realizar anotações em uma agenda, pois, o que importa é que você faça o controle sobre seus gastos atuais.

Categorize seus gastos 

Além disso, é importante também que você categorize seus gastos. Sendo assim, separe seus custos fixos de seus custos variáveis. Por via de regra, são denominados custos fixos aqueles a que se referem ao seu consumo básico. Por exemplo, a conta de água, energia elétrica,  internet, telefone, supermercado etc. 

Faça controles na sua rotina 

Já os custos variáveis são os demais. Por isso, é importante que você categorize os custos por ordem de valor ou relevância na sua rotina.

Feito isso, você terá mapeado sua situação atual e através desse mapeamento você poderá elaborar controles para sua rotina.

Assim sendo, poderá verificar quais ações você pode fazer de imediato. Por exemplo, você pode realizar trocas financeiras inteligentes para diminuir seus custos variáveis, ainda que você faça essa troca e economize valores baixos.

Faça trocas inteligentes 

 Sendo assim, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que se refere a sua conta corrente, uma vez que as fintechs oferecem dois produtos bancários sem tarifas.

Tenha foco no seu hábito de poupar

Ao passo que você deve direcionar esses valores economizados para a poupança. Por isso, a poupança deve ser vista como um hábito, pois ao direcionar esses valores economizados você poderá, posteriormente, fixar os valores mais elevados para essa finalidade, dentro de seu planejamento financeiro.

Avalie o seu comportamento de consumo

Além disso, ao focar o hábito, irá mudar a sua relação com o dinheiro, bem como, poderá alterar positivamente o seu comportamento de consumo.

Sendo assim, é importante que você alimente o hábito da poupança através do seu planejamento financeiro pessoal, ainda que seja algo resolutivo em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.