Poupança: pequenas ações geram processos resolutivos

Planejar suas finanças pessoais pode ser desafiador, principalmente para quem não tem a poupança como um hábito. Veja dicas!

Planejar suas finanças pessoais pode ser desafiador, principalmente para quem não tem a poupança como um hábito. Sendo assim, verifique a possibilidade de você modificar hábitos de consumo para que você possa viabilizar uma poupança organicamente.

Poupança: pequenas ações geram processos resolutivos

Muitas pessoas negligenciam a poupança porque não sobra um valor determinado todos os meses para que possa alimentar a poupança. Entretanto, o planejamento financeiro pessoal pode ser feito com foco em seus hábitos, de modo que você deve selecionar valores para a poupança, ainda que não sejam fixos ou elevados.

Conceitue a poupança como um hábito

Ao conceituar para si mesmo que a poupança é um hábito, você se torna mais flexível para que consiga direcionar hábitos financeiros que sejam sustentáveis. Pois, o planejamento financeiro deve contemplar a sua necessidade atual, mas também é uma maneira de amparar o seu futuro. Sendo assim, pode ser viável financeiramente que você elabore um planejamento; ainda que se encontre numa situação financeira negativa.

 Adquira novos hábitos de maneira orgânica

Dessa forma, poderá modificar a sua relação com o seu dinheiro em longo prazo ao modificar hábitos de maneira orgânica, ao invés de conceituar a poupança como um sacrifício. Certamente, nesta segunda opção você tende a abandonar o seu projeto de finanças pessoais.

Ferramentas de gestão

Sendo assim, sugerimos que você faça um mapeamento e um acompanhamento de suas finanças de rotina. Uma ferramenta de gestão, como o Trello, pode ser de grande valia para que você acompanhe todo o caminho do seu dinheiro.

Somente após realizar esse tipo de gestão, você conseguirá verificar o que você pode fazer de fato;  estamos falando de pequenas ações. Por exemplo, você pode trocar um serviço pago por uma oportunidade gratuita ou diminuir o valor do custo. Cancelar uma TV a cabo e assinar um streaming é uma maneira de diminuir o seu custo, ao passo que cancelar um cartão de crédito tradicional e optar por um cartão de crédito sem anuidade é uma maneira de zerar o custo, sem abdicar do serviço.

Definição de metas

Dessa forma, você deve direcionar os valores para uma poupança. Lembre-se de que você não deve se cobrar quanto ao valor no início do seu planejamento; já que você está focando em novos hábitos.

A definição de metas também é pertinente ao seu planejamento financeiro. Por isso, definir as metas a curto, médio e longo prazo pode ser importante que acompanhe as resoluções do seu processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.