Poupança: obtenha um relacionamento construtivo com suas finanças

Obtenha um relacionamento construtivo com suas finanças e viabilize uma poupança de modo orgânico. Veja dicas!

A poupança pode ser um hábito na sua rotina, ainda que você não tenha recebido nenhum tipo de orientação financeira até o momento atual. Isso porque muitas pessoas adiam o planejamento financeiro, pois estão em uma situação financeira negativa.

Poupança: obtenha um relacionamento construtivo com suas finanças

Entretanto, é importante que você tenha um conceito de que ao realizar um planejamento financeiro e viabilizar uma poupança, você estará se apropriando de um controle pertinente à sua rotina, já que o planejamento apenas registra algo que já está acontecendo. Sendo assim, é melhor que você faça esse controle do que elevar o nível de fatores contraproducentes para suas finanças pessoais.

Faça uma espécie de mapeamento de sua situação

Para isso, faça uma espécie de mapeamento de sua situação e analise o que você pode modificar. Essa mudança pode ser simples e nada radical, já que você deve focar em hábitos sustentáveis para que você possa direcionar uma  poupança, considerando um longo prazo.

Trocas financeiramente viáveis 

Por exemplo, você pode trocar um produto bancário tradicional por um produto bancário oferecido por uma fintech. Visto que as fintechs oferecem cartão de crédito sem anuidade e conta digital, isentando o cliente final de tarifas; o que pode ser viável para que você gerar economia na sua rotina. Sendo assim, você deve adaptar esse exemplo a outras situações e direcionar os valores para a sua poupança.

Faça um planejamento com foco em hábitos

O planejamento com foco em hábitos é bastante relevante para pessoas que estão em uma situação financeira negativa. Isso porque o seu foco será em direcionar os valores e não exatamente em fixar valores elevados, ao menos no início do processo.

Dessa maneira, você será mais flexível com você mesmo e poderá definir suas metas, conforme o seu planejamento financeiro evoluir. Certamente, pode ser um pouco difícil no começo adicionar valores irrisórios à poupança.

Comemore cada pequena mudança em seu estilo de vida

Entretanto, é importante que você comemore cada pequena mudança em seu estilo de vida, já que cada valor economizado se refere a uma modificação que pode ser um novo hábito, fazendo com que você obtenha um relacionamento construtivo com suas finanças; ainda que esse ponto seja resolutivo apenas em longo prazo.

Você poderá diversificar seus investimentos para além da poupança

Dessa forma, a poupança estará muito mais ligada ao hábito do que a maneira como você resolve investir. Por isso, posteriormente, você poderá diversificar seus investimentos para além da poupança. Pois, o mais importante é que você tenha esse conceito de que é possível construir uma relação positiva com o seu dinheiro, e não entenda a poupança como um sacrifício pontual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.