Poupança: obtenha clareza sobre os seus objetivos pessoais

Obtenha clareza sobre os seus objetivos pessoais e viabilize uma poupança de forma planejada. Veja dicas adaptáveis!

A poupança pode ser um hábito na sua rotina, de modo que você consiga direcionar o seu planejamento pessoal. Por isso, é importante que você defina as suas metas em curto, médio e longo prazo. Além disso, o seu planejamento financeiro deve considerar a sua situação atual, por isso, ele deve ser flexível.

Poupança: obtenha clareza sobre os seus objetivos pessoais

É possível que você realize uma poupança por meio de um planejamento financeiro, ainda que você esteja numa situação financeira negativa. Visto que o direcionamento de sua rotina deve atender a sua necessidade atual; ao passo que você deve obter clareza sobre os seus objetivos futuros.

Modifique os seus hábitos de consumo

Dessa forma, você consegue direcionar seus hábitos de consumo, ainda que o seu planejamento ocorra de forma não linear. Por isso, o seu planejamento financeiro adaptado deve considerar a sua situação atual. Sendo assim, é importante que você não gere um excesso de autocobrança, de modo que não abandone todo o seu processo.

Mapeie as suas finanças pessoais

Faça um mapeamento sobre suas finanças, registrando o que acontece na sua rotina. O Trello é uma ferramenta de gestão que pode ser muito útil para essa objetividade.

Posteriormente, verifique possíveis mudanças. Por exemplo, você pode trocar um produto bancário tradicional por um cartão isento de tarifas. Certamente, é relevante que você analise outras mudanças na sua rotina. Entretanto, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que sejam valores baixos.

Dessa forma, você estará criando um caminho mental positivo para que obtenha um resultado assertivo, ainda que esse resultado seja perceptível apenas em longo prazo.

Alimente o hábito da poupança

Além disso, quando você conceitua a poupança como o resultado de suas economias, fica mais fácil de você focar em seus hábitos de consumo. Posteriormente, poderá focar em valores a serem guardados de forma gradual, conforme suas finanças melhorarem. 

Por fim, quando você negligencia o registro através de um planejamento financeiro, apenas abdica de registrar as informações referentes a algo que já está acontecendo na sua rotina.

Não abdique desse controle e obtenha pequenas metas

Por isso, é melhor que você não abdique desse controle e obtenha pequenas metas relacionadas ao seu comportamento de consumo; de modo que possam ser adaptadas.

Dessa forma, com o passar do tempo, você poderá elaborar um planejamento financeiro que seja viável para a sua rotina e sustentável em longo prazo. Portanto, tenha paciência com o seu processo e comemore cada pequena mudança nos seus hábitos de consumo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.