Poupança não deve ser o único foco do seu planejamento financeiro – entenda melhor

O planejamento financeiro pessoal requer uma análise aprofundada sobre a sua situação para que possa viabilizar uma poupança. Veja dicas!

A poupança viabilizada através do seu planejamento financeiro pessoal

O planejamento financeiro pessoal requer direcionamento e uma análise aprofundada sobre a sua situação para que possa viabilizar uma poupança e estabelecer metas em curto, médio e longo prazo.

 É muito importante que todas as pessoas façam um planejamento financeiro, independentemente de sua renda atual ou situação orçamentária. Isso porque o planejamento financeiro permite que a pessoa tenha clareza sobre a sua situação. Dessa forma, permite que verifique possíveis ações para que possa melhorar suas finanças, ainda que seja algo resolutivo e perceptível apenas em longo prazo.

Tenha clareza sobre os valores referentes as suas dívidas, ganhos e gastos

Sendo assim, para que possa viabilizar um planejamento financeiro eficiente você deve separar os seus custos fixos de seus custos variáveis, de modo que você tenha clareza sobre os valores referentes as suas dívidas, ganhos e gastos.

Posteriormente, você pode verificar possíveis ações que gerem economia. No entanto, é importante que você tenha definições sobre essas economias, ou seja, o seu foco deve ser em economizar, independentemente dos valores.

Faça o planejamento em qualquer situação

Visto que no início de um planejamento financeiro eficiente você deve focar em seus hábitos, já que muitas pessoas podem estar em situação financeira negativa e por isso negligenciam algum planejamento.

Todavia, o fluxo deve ocorrer exatamente do modo oposto. Ou seja, você deve realizar um planejamento financeiro para que você modifique hábitos que irão amparar seus planos, ainda que seja algo perceptível apenas no futuro.

Economize de forma natural 

 Sendo assim, você pode realizar pequenas trocas que possibilitem que você realize uma poupança. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, e assim direcionar o valor que seria referente a essa tarifa para sua a poupança, ainda que você ache que esse valor é irrisório e não deve ser guardado. 

Novos hábitos e o direcionamento do seu comportamento financeiro

O foco deve ser seus hábitos, pois, conforme as suas finanças melhorarem através de seus controles, você poderá direcionar valores  fixos para a poupança. No entanto, quando você modifica hábitos financeiros, você modifica sua relação com dinheiro. Certamente, isso será de grande valia para o seu futuro de forma geral.

Sendo assim, é necessário que você se direcione, ainda que você esteja em uma situação financeira delicada. Assim, conforme as suas finanças melhorarem, você poderá direcionar valores e fazer uma reserva de emergência. Dessa forma, evitando passar por situações difíceis devido a fatores externos não controláveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.