Poupança e planejamento financeiro: pequenas economias geram grandes mudanças 

A viabilização da sua poupança requer que você se atente a sua rotina e faça um planejamento financeiro pessoal. Veja dicas!

A sua poupança e o seu planejamento financeiro pessoal 

A viabilização da sua poupança requer que você se atente a sua rotina e faça um planejamento financeiro pessoal, o que pode ser um desafio para muitas pessoas.

É muito comum que a maioria das pessoas não tenha um planejamento financeiro pessoal. No entanto, é totalmente possível que você inicie o seu planejamento, independentemente da sua situação orçamentária atual.

Faça um mapeamento de sua situação financeira atual

Sendo assim, é necessário que você faça um mapeamento de sua situação para que você saiba exatamente quais são seus gastos, ganhos e dívidas.

Certamente, um planejamento financeiro pessoal requer mudança de hábitos e análises constantes sobre consumo, planos e demandas.

No entanto, também é uma fonte de oportunidade e viabilização de seus projetos engavetados e esquecidos.

Separe e categorize seus gastos

Para que você alcance seus objetivos, primeiramente você deve separar seus gastos, considerando a adaptabilidade que pode ser feita conforme o andamento do seu planejamento de finanças.

O hábito de poupar

 A poupança deve ser vista como um hábito. Por isso, você deve direcionar valores economizados para a sua poupança, sem questioná-los, ainda que você acredite que os valores são muito baixos para que fiquem guardados. 

Pois é necessário que entenda que ao enxergar a poupança como um hábito, você está alimentando uma nova maneira de se relacionar com o dinheiro e isso mudará a sua forma de consumir em longo prazo.

 Por exemplo, ao enxergar a poupança como um hábito você passará a questionar o seu comportamento de compra, evitando compras por impulso.

Pequenas economias geram grandes mudanças 

Além disso, o planejamento financeiro poderá te ajudar a economizar valores baixos com a finalidade de que você modifique pequenos hábitos. Pois, embora sejam baixos valores, quando somados fazem bastante diferença financeiramente falando, caso você considere um período de tempo maior, como o período de 12 meses, por exemplo.

 Faça trocas inteligentes 

 Faça trocas inteligentes no que diz respeito às mudanças de sua rotina. Sendo assim, você pode trocar produtos bancários tarifados por produtos gratuitos. Haja vista que as fintechs oferecem cartão de crédito sem anuidade e conta digital totalmente online e de qualidade, sem nenhuma tarifa.

Além disso, você pode realizar outras trocas na sua rotina e viabilizar a sua poupança. Sendo assim, é muito importante que você faça o seu planejamento financeiro considerando uma mudança de hábitos e entendendo que o processo pode ocorrer de forma resolutiva, ainda que não seja algo linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.