Direcione sua entrada no mundo dos investimentos – veja dicas

Para quem deseja entrar no mundo dos investimentos, porém, ainda é leigo, é necessário que analise pontos importantes. Veja quais são!

Dicas para quem deseja entrar no mundo dos investimentos

Para quem deseja entrar no mundo dos investimentos, porém, ainda é leigo no que diz respeito às possibilidades dentro do mercado de aplicações, é necessário que busque aprofundar o seu conhecimento, de maneira que consiga se direcionar e minimizar prejuízos e perdas.

 Muitas opções de investimentos para a pessoa física têm se popularizado, atraindo novos investidores, que até então eram clientes fiéis da caderneta de poupança. No entanto, como tudo que é novo, é necessário que você entenda as opções disponíveis no mercado para novos investidores.  

Informações confiáveis 

Primeiramente, você deve buscar por informações em fontes confiáveis, visto que são muitos os golpes financeiros aplicados. Principalmente, visando vitimizar novos entrantes no ramo dos investimentos.

Sendo assim, procure sempre por sites oficiais de bancos, corretoras de valores, bem como, o site da própria B3 e o BCB, o Banco Central do Brasil.

 Os investimentos de renda fixa são indicados para iniciantes no mercado financeiro

 Os novos investidores têm muitas opções para investir, no entanto, é necessário que conheça cada uma delas para que minimize perdas. Sendo assim, os investimentos mais indicados para quem deseja iniciar no mundo dos investimentos são os investimentos de renda fixa. Visto que é possível ter clareza sobre os valores que serão resgatados ao final do período contratado.

 São muitas as opções de investimentos de renda fixa, como CDB, Tesouro Direto etc. No entanto, é importante que não invista valores altos no início. Já que é interessante que entenda o comportamento de cada aplicação.

O Tesouro Direto, por exemplo, permite que você invista a partir de R$ 30,00. Sendo assim, é uma boa sugestão para você entender como funciona a aplicação. Posteriormente, poderá direcionar valores mais elevados.

Maiores riscos de perdas e ganhos

 Já os investimentos de renda variável trazem maiores oportunidades de ganhos, ao passo que também são maiores os riscos. Por isso, para que invista em opções de renda variável, é necessário que você procure entender o funcionamento da aplicação e analisar a volatilidade do mercado. Já que o mercado financeiro não é estático e as mudanças que ocorrem impactam nas ações e investimentos de forma geral.

 Além disso, não precisa retirar todo o dinheiro da poupança, você pode fazer uma migração aos poucos. Bem como, você pode, dentro de um planejamento financeiro pessoal, deixar a poupança para um determinado objetivo, ao passo que você investe para viabilizar outras metas. Certamente você deve verificar quais opções atendem melhor a sua demanda financeira e diversificar seus investimentos com segurança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.