Poupança: modifique a sua relação com o dinheiro por meio de um planejamento financeiro

Poupança: modifique a sua relação com o dinheiro por meio de um planejamento financeiro. Confira algumas dicas!

A poupança como um hábito pode ser de grande valia para que você modifique a sua relação com o seu dinheiro e consiga alcançar suas metas pessoais, considerando diversos fatores, entretanto, para muitas pessoas, esse ainda é um desafio.

Poupança: modifique a sua relação com o dinheiro por meio de um planejamento financeiro

Certamente a poupança pode ser algo difícil, principalmente para quem está em uma situação orçamentária negativa. Entretanto, ao direcionar valores para uma poupança, ainda que sejam irrisórios, você alimenta um hábito importante para o seu futuro, ao obter atenção plena à sua rotina financeira.

Faça um mapeamento de sua situação financeira atual 

Para isso, sugerimos que você faça um mapeamento, de modo que consiga analisar os pontos importantes de sua  rotina. Dessa forma, poderá modificar seus hábitos de maneira sustentável, visto que é muito importante que você modifique seus hábitos aos poucos. Já que uma mudança radical pode fazer com que você abandone seu projeto de planejar o seu fluxo financeiro pessoal.

Faça uso de ferramentas de gestão

Ferramentas de gestão são de grande valia para essa análise, como o Trello. Já que é uma ferramenta adaptável. Dessa forma, você pode realizar pequenos fluxos e controles diários. Além disso, o Trello permite que você crie lembretes no seu planejamento; o que é bastante interessante dentro de uma rotina atarefada.

Faça trocas pertinentes na sua rotina

Ademais, é também possível que você faça trocas pertinentes na sua rotina. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito isenta de tarifas. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade sem nenhum custo para o cliente; o que é de extrema relevância para quem deseja fazer um fluxo financeiro direcionado. Por isso, considere esse exemplo para que você possa realizar trocas dentro da sua rotina.

Planejamento flexível e a análise de hábitos contraproducentes 

Certamente, realizar um controle de rotina e fazer pequenas trocas são mudanças que tornam o seu planejamento flexível, visto que são alterações possíveis que podem ser resolutivas.

Ajuste de valores e plano em longo prazo

Com o passar do tempo, você poderá ajustar os valores direcionados à sua poupança. O mais importante é que você tenha esse conceito de que, mudar aos poucos é melhor do que continuar com hábitos contraproducentes, que tornam o seu fluxo orçamentário cada vez mais negativo. Portanto, mude de forma faseada, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.