Poupança: mapeamento financeiro e plano pessoal

Viabilize uma poupança através de um mapeamento financeiro e considere um plano pessoal para as suas finanças. Veja dicas!

Pode ser difícil direcionar valores para uma poupança dentro da sua rotina, considerando que muitas pessoas, na atualidade, se encontram em situação financeira apertada ou de inadimplência.

No entanto, ainda que seja um desafio, é possível que você viabilize uma poupança através de alguns pontos pertinentes a sua rotina. Sendo assim, planeje suas finanças pessoais, de modo que consiga viabilizar uma poupança.

Poupança: planejamento financeiro pessoal 

É muito comum que pessoas que estão inadimplentes ou, ainda, com o seu orçamento doméstico negativo, não realizem nenhum tipo de planejamento, considerando que não há como direcionar os valores fixos para uma poupança.

Por isso , sugerimos que realize um plano financeiro voltado para os seus hábitos, pois ao focar em seus hábitos de consumo e de rotina, você poderá avaliar situações que podem ser resolutivas para as suas finanças pessoais, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Mapeamento financeiro

Sendo assim, você pode realizar um mapeamento financeiro, considerando seus gastos fixos e variáveis, de modo que você verifique quais são as possíveis ações que podem ser tomadas, tendo o seu mapeamento como um ponto de partida.

No entanto, não são ações muito radicais que precisam ser tomadas. No início do seu planejamento, você pode realizar pequenas trocas simples. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade; bem como, você também pode realizar uma troca simples, abdicando de uma assinatura de uma TV a cabo e assinando um streaming.

Ou seja, são pequenas trocas que permitem a manutenção dos serviços de sua rotina , porém, de forma econômica. Sendo assim, adquira hábitos econômicos e direcione suas finanças, ainda que seja algo que ocorra de forma não linear.

Novos hábitos

Dessa forma, você irá adquirir novos hábitos que, com o passar do tempo, serão de grande valia para os seus objetivos pessoais. Sendo assim, ao modificar pequenos hábitos, também poderá analisar possíveis situações que possam gerar economia doméstica.

Por conseguinte, você irá mudar o seu relacionamento com o dinheiro, ainda que ajustes sejam necessários em seu planejamento. Além disso, caso você esteja em uma situação de inadimplência, é importante aproveitar oportunidades sazonais de negociação. 

Mutirão do BC e Febraban

Por exemplo, a Febraban, juntamente com o Banco Central do Brasil, estão realizando um mutirão que promete grandes descontos para os inadimplentes, e está ocorrendo durante todo este mês de novembro. Você pode obter mais informações no site oficial das instituições. Verifique essa possibilidade de gerenciar suas finanças pessoais em diversos aspectos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.