Mutirão da Negociação e Orientação Financeira – oportunidade para inadimplentes 

O Mutirão da Negociação e Orientação Financeira é uma oportunidade para inadimplentes. Confira mais informações relevantes!

Negociar dívidas em atraso é fundamental no seu planejamento financeiro pessoal, por isso, o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira pode ser uma grande oportunidade para a pessoa física.

Mutirão da Negociação e Orientação Financeira – oportunidade para inadimplentes 

Organizado pela FEBRABAN juntamente com o Banco Central do Brasil, o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira acontece durante este mês de novembro.

Conforme informações oficiais da FEBRABAN, o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira acontece de 01 a 30 de novembro. Essa é uma iniciativa da FEBRABAN em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal.

As dívidas serão negociadas de forma online

De acordo com o site oficial, as dívidas serão negociadas pelo site de mediação de conflitos consumidor.gov.br, criado pela Senacon junto com os Procons.

Pode ser uma oportunidade financeiramente viável para a pessoa física, visto que a plataforma conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras.

O Mutirão é adequado para quais situações?

De acordo com o FEBRABAN, o Mutirão é adequado para as seguintes dívidas:

  • As que estão em nome de uma pessoa natural (física);
  • Por obviedade, as que estão em atraso;
  • As dívidas que foram contratadas com bancos ou financeiras; e
  • Por fim, as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.

Se eu tenho dívidas em dia, eu posso negociar?

Conforme informa o site da FEBRABAN, essa resposta é negativa. Não. O mutirão só negocia dívidas em atraso. Sendo assim, caso você perceba que terá problemas para cumprir o pagamento da sua dívida, é possível que entre em contato diretamente com seu banco ou financeira. Se você acha que existe a possibilidade de atrasar, acesse o site consumidor.gov.br, orienta a Federação Brasileira de Bancos. Além disso, a instituição ressalta que este Mutirão é só para a negociação de dívidas com bancos e financeiras.

Evite criar um ciclo de novo endividamento ao tentar pagar as suas dívidas atuais

O Mutirão é para negociar individualmente com cada instituição. Sendo assim, essas negociações devem ser inseridas em um planejamento de finanças pessoais.

O site oficial ressalta que o cliente pode negociar com mais de uma instituição, mas deve considerar que o valor disponível no mês para o pagamento das dívidas é limitado. Portanto, avalie se o montante disponível é suficiente para negociar com todos os credores no Mutirão. Já que, assim sendo, você evita criar um novo ciclo de endividamento ao tentar pagar as suas dívidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.